terça-feira, 23 de novembro de 2010

CORRUPÇÃO.

Bom pessoal, os dos problemas mais graves que o Brasil enfrenta é a corrupção, que chegou em seu nível mais alto. Mas além dos políticos que desviam verbas para fins próprios ou de terceiros, como também defende favores políticos para alguém. E você  ? Alguma vez já passou por isso ? Houve alguma situação em que você ousou em corromper ? Casos acontecem muito com pessoas comum em determinados momentos, desde de fiscais de trânsito até em concursos públicos. Não poderia ser diferente na camara de vereadores de Itabuna onde estar acontecendo uma CEI. e a midia tem divulgado. "ACORDA MEU POVO, CORAGEM ITABUNA" 2012 VEM AI.

Corrupção política



Visão geral do Índice de Percepções de Corrupção de 2009. (Onde a maior percepção de corrupção é de cor vermelha e a menor é de cor verde.)
A palavra corrupção deriva do latim corruptus que, numa primeira acepção, significa quebrado em pedaços e numa segunda acepção, apodrecido, pútrido. Por conseguinte, o verbo corromper significa tornar pútrido, podre.
Numa definição ampla, corrupção política significa o uso ilegal - por parte de governantes, funcionários públicos e agentes privados - do poder político e financeiro de organismos ou agências governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse comum – como, por exemplo, negócios, localidade de moradia, etnia ou de fé religiosa.
Em todas as sociedades humanas existem pessoas que agem segundo as leis e normas reconhecidas como legais do ponto de vista constitucional. No entanto, também existem pessoas que não reconhecem e desrespeitam essas leis e normas para obter benefício pessoal. Essas pessoas são conhecidas sob o nome comum de criminosos. No crime de corrupção política, os criminosos – ao invés de assassinatos, roubos e furtos - utilizam posições de poder estabelecidas no jogo político normal da sociedade para realizar atos ilegais contra a sociedade como um todo. O uso de um cargo para estes fins é também conhecido como tráfico de influência.
A corrupção ocorre não só através de crimes subsidiários como, por exemplo, os crimes de suborno (para o acesso ilegal ao dinheiro cobrado como impostos, taxas e tributos) e do nepotismo (nomeação de parentes e amigos aos cargos de administração pública). O ato de um político se beneficiar de fundos públicos de uma maneira outra que a não prescrita em lei – isto é, através de seus salários - também é corrupção.
Todos os governos são afetados por crimes de corrupção, desde uma simples obtenção e doação de favores como acesso privilegiado a bens ou serviços públicos em troca de amizade até o pagamento superfaturado de obras e serviços públicos para empresas privadas em troca do retorno de um percentual do pagamento para o governante ou para o funcionário público (seja ele ou não seja ele uma figura preposta do governante) que determina o pagamento.

Algusto Macedo Conversa com Newton Lima

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, teve uma conversa ontem pela manhã, com o secretário afastado da Assistência Social, Augusto Macedo. A audiência aconteceu no Palácio Paranaguá, pouco antes da posse do novo secretário da Saúde.
Macedo, que foi acusado de desviar recursos da sua pasta, é alvo de uma investigação. Ele confirma o bate-papo com Newton, mas não revela nem por decreto o assunto que trataram.
Não é difícil imaginar…

LENINHA SAI DO PPS.



Na próxima quarta-feira a presidente de honra do PPS de Itabuna, Leninha Duarte, estará entregando a carta de desfiliação do partido. Leninha foi uma das fundadoras do partido no município e militou por mais de 30 anos.
.
Ela declarou que decidiu deixar o partido em função de alguns fatos, como por exemplo, o escândalo da câmara de vereadores envolvendo o presidente Loyola (PPS).
.
Mas Leninha afirmou que ficou insatisfeita quando soube que durante a eleição o diretório estadual do partido fez um acordo com o então candidato a deputado estadual Augusto Castro (PSDB), enquanto isso o partido de Itabuna estava lutando com a candidatura de César Brandão (PPS).
.
Questionada sobre seu futuro político, ela afirma que só no início de 2011 que vai definir o seu novo partido..
.
“ Só depois do natal que vou definir meu futuro político, não ficarei fora da política, já até foi convidada por um partido político, mas tenho que avaliar. Com a minha saída várias pessoas decidiram sair do PPS, como o vice-presidente e outros membros, por isso tenho que analisar com o grupo o nosso futuro político”, finalizou Leninha.

ITABUNA.

Moradores de Tabocas decidem nome
da nova cidade juntos com os líderes políticos que buscavam a emancipação administrativa e política desde 1904, só tendo conseguido seis anos depois, em 1910.
      Centro de um comércio desenvolvido e da cultura do cacau, prédios de alto valor, mais de mil casas de residência, diversas lojas de miudezas, casa de ferragens e padarias. Esse era o Arraial de Tabocas no início do movimento para a separação de Ilhéus e a troca de nome.
      A disputa entre os líderes locais ficou ainda mais acirrada nos anos que antecederam a emancipação política e administrativa do Arraial.
      De acordo com os historiadores, de um lado estavam os correligionários de José Firmino Alves, o fundador da cidade, e no outro ficavam o pessoal do coronel Henrique Alves do Reis. Os dois grupos lutando pela emancipação.
     
      Divergências
      O ponto de divergência estava em quem iria ficar com a glória da emancipação e teria mais privilégios junto à intendência de Ilhéus e ao governo do estado.
      Quem conseguisse a emancipação ficaria por cima na política local, mas a tarefa não foi nada fácil, pois a intendência de Ilhéus não estava disposta a abrir mão do seu mais importante distrito.
      Os debates em torno da escolha do nome para o arraial esquentaram em 6 de março de 1905. Dessa reunião participaram líderes como Ramiro Nunes de Aquino, José Firmino Alves, Paulino Vieira e Benigno Azevedo.
      Segundo o historiador Adelindo Kfoury Silveira, começa ali as sugestões de nomes, sendo os mais lembrados Firmino Alves e Henrique Alves. Os dois recusaram a homenagem, ao contrário dos "líderes" de hoje, ávidos de colocar seus nomes em obras e cidades.
      Adelindo conta que durante a reunião para a escolha do nome da localidade, como havia um grande impasse, o biscateiro conhecido como João Colete passou em frente à casa onde ocorria o encontro e gritou: "bota Maria Buna!" Maria Buna era o apelido de uma lavadeira da cidade.
     
      "Ita" + "Una"
      Depois de risos e protestos, o farmacêutico Artur Nilo de Santana, sugeriu Itabuna.
      No entanto, antes da sugestão do nome, o farmacêutico lembrou que, na língua dos índios, primeiros habitantes da localidade, "Ita" que dizer Pedra e "Una" Preta. Pedras pretas era o que não faltava no Rio Cachoeira, que atravessa a cidade.
      O nome de Itabuna foi aprovado por unanimidade dos presentes, mas só se tornou oficial tempo depois. A partir daí se intensificou a luta pela emancipação política de Tabocas.
      De 1905 a 1910 foram registrados diversos conflitos entre os correligionários dos líderes Firmino Alves e Henrique Alves que, embora tivessem sobrenomes iguais, não eram parentes. A batalha tanto ocorria no campo político quanto no das agressões físicas.
      Finalmente, em 28 de julho de 1910, após o governador da Bahia, João Ferreira de Araújo Pinho, sancionar a lei 807, Itabuna conseguia emancipação política e administrativa.
      A nota vergonhosa foi que o fundador da cidade, Firmino Alves, o homem que mais lutou e se dedicou a ela, não foi convidado para a leitura do ato de emancipação porque era opositor de Henrique Alves, que fez a apresentação do documento no Conselho Municipal.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Marinho fala na Rádio Cruzeiro numa entrevista emocionante


Em entrevista ao apresentador do programa “Força do Povo”, Moisés Bisesti, o deputado Márcio Marinho relembrou momentos difíceis de sua vida de origem humilde, contando aos ouvintes sua história de lutas e superações até chegar ao Congresso Nacional. O deputado ressaltou a importância de não apenas acreditar em seus sonhos, mas lutar para alcançá-los. “Sou filho de uma faxineira da Prefeitura e um pedreiro. A vida não foi nada fácil, mas sempre acreditei que com fé e força de vontade chegamos onde quisermos”, disse Marinho.
Um dos assuntos que também permeou a entrevista foi as eleições de 2012. Perguntado sobre uma possível candidatura à Prefeitura, Marinho respondeu que não há nada concreto, mas não descartou a possibilidade.

HOSPITAL VAI A LEILÃO PELA OITAVA VEZ

 


Depois de sete tentativas, o prédio do Hospital e Maternidade Santa Isabel, de Ilhéus, vai a novo leilão amanhã, às 8h30min. O pregão acontece no auditório da Justiça do Trabalho em Itabuna e o imóvel está avaliado em R$ 3 milhões.
O valor do lance será dividido entre os mais de 100 antigos funcionários do hospital ilheense. O leilão foi possível após audiências dos advogados Davi Pedreira, Fred Gedeon e Carlos Nunes no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5), no último dia 9, em Salvador. Os advogados apresentaram à Justiça possível comprador para o imóvel. Das outras vezes, a venda não saiu por falta de interessados.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Processo seletivo simplificado para a Secretaria da Saúde

A prefeitura de Ilhéus está com inscrições abertas até hoje, sexta-feira (12), para o processo seletivo simplificado para a Secretaria da Saúde. Estão sendo disponibilizadas 14 vagas para atuar no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Capsad). Destas, 5% são reservados para portadores de deficiência.

 As vagas exigem nível superior para: médico clínico, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem e terapeuta; e ensino médio para:  auxiliar administrativo  e de copa e cozinha. De acordo com o edital, os salários variam de R$ 520 (auxiliar de copa e cozinha) a R$ 2.052,08 (assistente social). A carga horária varia de 20 a 40 horas semanais, de acordo com a função. As inscrições são gratuitas.
 
Atarde Online

Polícia apreende carga de madeira sem licença ambiental

Material estava escondido embaixo de folhas de bananeira

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cinco metros cúbicos de madeira, sem documentação ambiental, que era transportada por um caminhão na rodovia BR-101. A abordagem ocorreu, na madrugada desta sexta-feira (12), no Km 351 da rodovia, na região de Wenceslau Guimarães, na Bahia, a 290 km de Salvador.
Por volta das 1h30, os policiais pediram os documentos de licença ambiental, mas o motorista do veículo não os possuía. A madeira era nativa da Mata Atlântica e estava escondida por folhas de bananeiras.
O material seria levado para serrarias localizadas no município de Gandú. A ocorrência foi encaminhada ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Fonte R7

Polícia recupera carga de papel higiênico furtada

Moradores da região pegaram material após acidente na BR-116

A Polícia Rodoviária Federal recuperou uma carga de papel higiênico que foi saqueada por populares na quarta-feira (10), no km 585 da rodovia BR-116, em Nova Itarana, na Bahia.
Na manhã da quinta-feira (11), os agentes receberam uma denúncia anônima e localizaram o material em residências da região que tinham acesso direto à rua. O saque ocorreu após um acidente envolvendo o caminhão que transportava a carga.
Três pessoas foram presas por furto e a ocorrência foi encaminhada à polícia judiciária de Nova Itarana.



Fonte: R7

TRF derruba liminar que suspendeu o Enem 2010

A liminar que suspendia o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região nesta sexta-feira (12). A decisão foi tomada pelo desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF da 5ª Região, sediado na capital pernambucana. A informação é do JC Online. O ministro da Educação, Fernando Haddad, viajou a Recife e se reúne com o desembargador agora pela manhã.
Segundo nota do TRF, o presidente do TRF da 5ª Região "ressaltou que a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos de monta aos organizadores e [aos] candidatos de todo o Brasil e que a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior".
Ainda segundo o mesmo comunicado, o desembargador destacou ainda a "possibilidade de um elevadíssimo prejuízo ao erário" para a contratação dos serviços para a impressão e aplicação de um novo exame a todos os inscritos. Para o desembargador, "a decisão do Juízo Federal cearense, louvada em eventual irregularidade nas provas de menos de 0,05% dos candidatos, equivalente a 2.000 estudantes, finda por prejudicar todos os demais (cerca de 3.000.000), afrontando o princípio da proporcionalidade".
Segundo Haddad, demoraria "de dois a três meses" para que fosse organizada uma nova edição do Enem. A declaração foi dada ao Bom Dia Brasil e foi ao ar na manhã desta sexta (12).
O MEC (Ministério da Educação) pretende realizar a nova prova do Enem nos dias 4 e 5 de dezembro, para os alunos que receberam a prova com erro de impressão e não conseguiram trocá-la de imediato.

Entenda a batalha judicial

Estudantes identificaram problemas nos cadernos de provas e nos gabaritos do Enem, que foi aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. Nos cadernos amarelos, havia questões repetidas e faltantes. Já nas folhas de resposta, os cabeçalhos dos testes de ciências da natureza e ciências humanas vieram trocados.
Depois disso, a Justiça suspendeu o Enem 2010. No dia 8 de novembro, a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, acatou argumento do MPF (Ministério Público Federal) e determinou a imediata suspensão do Enem 2010 em todo o Brasil. A Justiça entendeu que o erro de impressão das provas levou prejuízo aos candidatos.
Os réus questionaram a amplitude da decisão, ao que a juíza esclareceu que todo o processo deveria ficar suspenso. Isso incluía a divulgação do gabarito no final da terça-feira e a abertura de sistema de reclamação sobre o preenchimento dos gabaritos, previsto para a quarta (10).
Mesmo com essa decisão, o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu a anulação do Enem. "A prova tem que ser nula, independentemente de qualquer coisa", afirmou o procurador, que defende uma apuração criteriosa das responsabilidades pelas falhas.
A DPU (Defensoria Pública da União) do Ceará se juntou ao MPF (Ministério Público Federal) do Estado no pedido de anulação do Enem.
No dia 11 de novembro a AGU protocolou o recurso contra a suspensão do Enem.

Fonte: UOL

Mutirão do Diabético agitará Itabuna

Neste sábado, 13, Itabuna recebe o Mutirão do Diabético, promovido há seis anos pelo Hospital de Olhos Beira Rio e pela Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita), com apoio de várias entidades e empresas.

O Mutirão será dividido em três vertentes. A primeira é uma Feira de Saúde, Educação e Serviços de Diabetes na Praça Rio Cachoeira, com medidas antropométricas, pressão arterial, dois mil testes de glicemia capilar, avaliação endocrinológica.

Mais oficina do pé diabético, oficina nutricional, avaliação bucal, auto-monitorização, aplicação de insulina, saúde e lazer e avaliação bucal. Isso, além de orientação cidadã (OAB, INSS, serviço social), educação física, palestras, orientação psicológica (anti-stress).

A segunda parte do Mutirão é exclusiva para pacientes diabéticos, com atendimento médico no Hospital de Olhos Beira Rio, com exames do fundo de olho com pupila dilatada, do pé diabético, tratamento a laser da retina no mesmo dia.

Os pacientes são examinados pelo grupo de nefrologia, que avalia a função renal, a pressão arterial e medida da cintura abdominal. Estes pacientes, que passam pelo exame a laser, são submetidos a avaliação bioquímica.

A terceira parte do projeto é um ato público de celebração do Dia Mundial do Diabetes, com a presença do secretário de Saúde da Bahia Jorge Solla. Serão soltas no ar 1500 bolas azuis e músicos regionais farão um show beneficente para diabéticos e voluntários.

O evento será transmitido ao vivo para todo o Nordeste pela TV Cabrália/ Record News, no programa Alerta no Mutirão.

Fonte: A Região