sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mutirão do Diabético agitará Itabuna

Neste sábado, 13, Itabuna recebe o Mutirão do Diabético, promovido há seis anos pelo Hospital de Olhos Beira Rio e pela Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita), com apoio de várias entidades e empresas.

O Mutirão será dividido em três vertentes. A primeira é uma Feira de Saúde, Educação e Serviços de Diabetes na Praça Rio Cachoeira, com medidas antropométricas, pressão arterial, dois mil testes de glicemia capilar, avaliação endocrinológica.

Mais oficina do pé diabético, oficina nutricional, avaliação bucal, auto-monitorização, aplicação de insulina, saúde e lazer e avaliação bucal. Isso, além de orientação cidadã (OAB, INSS, serviço social), educação física, palestras, orientação psicológica (anti-stress).

A segunda parte do Mutirão é exclusiva para pacientes diabéticos, com atendimento médico no Hospital de Olhos Beira Rio, com exames do fundo de olho com pupila dilatada, do pé diabético, tratamento a laser da retina no mesmo dia.

Os pacientes são examinados pelo grupo de nefrologia, que avalia a função renal, a pressão arterial e medida da cintura abdominal. Estes pacientes, que passam pelo exame a laser, são submetidos a avaliação bioquímica.

A terceira parte do projeto é um ato público de celebração do Dia Mundial do Diabetes, com a presença do secretário de Saúde da Bahia Jorge Solla. Serão soltas no ar 1500 bolas azuis e músicos regionais farão um show beneficente para diabéticos e voluntários.

O evento será transmitido ao vivo para todo o Nordeste pela TV Cabrália/ Record News, no programa Alerta no Mutirão.

Fonte: A Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário