ANO NOVO, VIDA NOVA. ISSO É O QUE MAIS DESEJAMOS AS PESSOAS. AFINAL DE CONTAS QUEM NÃO ALMEIJA MELHORIAS "NESSE ANO QUE VAI NASCER"? CREMOS QUE TODOS. ATÉ MESMO OS QUE TIVERAM UM FORMIDAVEL 2010, TAMBÉM QUEREM EVOLUÇÕES, EM TODOS OS ASPECTOS POSSÍVEIS.
FELIZ 2011 PARA TODOS OS LEITORES DO V8 NEWS BAHIA.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Diplomação do 2º mandato do Deputado Federal Márcio Marinho PRB-BA
O evento reuniu os eleitos a governador, vice-governador, os dois senadores com os suplentes, dois para cada titular, além dos deputados federais e estaduais e os seus suplentes.
O deputado federal Márcio Marinho, eleito com 157.917 votos, esteve presente com sua família e após sua saída recebeu os cumprimentos de amigos, parlamentares, representantes de vários partidos políticos e membros do Partido Republicano Brasileiro.
Veja as fotos acima...
À NOITE, TUDO AZUL NO AEROPORTO DE ILHÉUS.
Neste verão, o aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, volta a operar voos noturnos com origem em Campinas, São Paulo. A rota está sendo oferecida diariamente pela Azul Linhas Aéreas para trazer turistas paulistas a um dos principais destinos turísticos da Bahia.
As frequências estão asseguradas até fevereiro e têm saídas diárias do aeroporto de Viracopos às 23h8min e chegada ao Aeroporto de Ilhéus às 0h2min. No percurso inverso, os voos partem às 2h10min e chegam a São Paulo às 5h18min.
Em fevereiro, a Azul lança o voo entre Belo Horizonte e Ilhéus, as terças, quintas e domingos. Outra novidade para o período é a ampliação da frequência de voos entre a capital mineira e Porto Seguro, na Costa do Descobrimento (que atrai 992 mil visitantes por ano), com saídas as segundas, quartas, sextas e domingos.
A operação das novas rotas deve começar em 1º de fevereiro. Os horários de embarque e os valores das passagens serão disponibilizados no site www.voeazul.com.br.
Se a Azul voa, por que as outras companhias amarelaram. FONTE SITE O TROMBONE.
ILHÉUS: CONSERVAÇÃO DAS RUAS DECEPCIONA
O PIMENTA conversou ontem (27) com visitantes, oriundos de locais diversos como Itaberaba-BA e Curitiba-PR, e a queixa era sempre constrangedora para quem é nativo: “mas como está suja a cidade!”
Infelizmente, o prefeito Newton Lima abandonou até o “feijão com arroz” que foi a marca de sua gestão no primeiro mandato. Agora, a cidade não tem nem o básico.
fonte site pimenta na muqueca.
CÂMARA DE ITABUNA VIRA CASO DE POLÍCIA
É nesse clima que a Câmara decidirá, na próxima sexta, às 9h, quem será o novo presidente para o período 2011-2012. E os candidatos à presidência são justamente os brigões Ruy Machado (PRP) e Roberto de Souza (PR). Será a terceira eleição para escolher a mesa diretora da Casa. As duas primeiras foram consideradas irregulares pela Justiça, que determinou, via liminar, uma nova eleição.
fonte site pimenta na muqueca.
LULA: OFILHO DO BRASIL QUE CONQUISTOU O PODER E CRIOU SUA SUCESSORA.
Lula: o filho do Brasil que conquistou o poder e criou sua sucessora
A "novela política" que é a vida de Lula já foi recriada em oito livros biográficos e no filme "O Filho do Brasil", que foi escolhido como candidato nacional ao Melhor Filme Estrangeiro para a próxima cerimônia do Oscar.
O filho mais famoso do nordeste deixará a presidência após oito anos no cargo com uma taxa de popularidade de 87% e a entregará a Dilma Rousseff, que era quase uma desconhecida no país até que ele a elegeu como candidata do Partido dos Trabalhadores (PT).
A transferência do poder será para Lula a coroação de uma vida que começou em um dia que nem ele mesmo sabe. Foi registrado como nascido no dia 6 de outubro de 1945, mas sua mãe, falecida em 1980, jurava que deu à luz no dia 27 do mesmo mês.
Seu pai, Aristides da Silva, era um lavrador analfabeto e alcoólatra que teve 22 filhos com duas mulheres: Lindu, mãe de Lula, e Valdomira, prima da Lindu.
Quando Valdomira tinha 16 anos, Aristides fugiu com ela do miserável município de Vargem Grande (hoje Caetés) rumo a São Paulo quando faltava um mês para que Lula nascesse.
Lindu e sua prole foi logo atrás e, após percorrer 3 mil quilômetros na caçamba de um caminhão, se instalaram em Santos, onde aos cinco anos Lula vendia tapioca e laranjas.
O futuro presidente acabou a escola primária em 1956, e em 1960 começou a trabalhar como torneiro mecânico.
Seis anos depois, entrou para o Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, e liderou o maior movimento operário da história do Brasil, em duros tempos de ditadura.
Em 1980, com a abertura política, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT), que nasceu trotskista e com os anos se inclinou para o perfil centro-esquerda de hoje.
Lula foi candidato à presidência em 1989, 1994, 1998 e 2002. Na sua quarta tentativa, chegou ao poder, mas já não como o desalinhado operário barbudo de punho em alto que pregava a "revolução", mas como um elegante político em trajes Armani que proclamava "paz e amor".
Seu primeiro golpe de efeito no governo foi estampar a cara africana do Brasil nas capas dos jornais. Lula percorreu as regiões mais pobres com seu gabinete, para que seus ministros, muitos de "berço de ouro", sentissem "o cheiro da pobreza".
Lula apostou pela ortodoxia econômica e pareceu não ter oposição durante seus primeiros dois anos de governo, nos quais seu discurso social teve mais peso que as conquistas reais.
Logo após, atravessou então um escândalo de corrupção que decapitou a cúpula do PT, e então surgiu o Lula pragmático, que se aproximou do centro e da direita e voltou a ser candidato presidencial em 2006, para ganhar outra vez.
Sua projeção internacional e a do próprio Brasil cresceram até limites inimagináveis, apoiadas na conquista de um país que em seus oito anos de governo tirou 28 milhões de pessoas da miséria.
Em 2008, Lula foi considerado como uma das 20 pessoas mais influentes do mundo pela revista "Newsweek". Em 2009, os jornais "Le Monde" (França) e "El País" (Espanha) o nomearam "Homem do Ano".
Se por um lado se encontrou com diversos chefes de Estado e reis, Lula sempre falou a "língua do povo" com os brasileiros, criticada por acadêmicos que durante os oito anos criticaram sua falta de escolaridade.
Neste ano, em uma de suas apostas mais fortes, escolheu Dilma Rousseff como candidata do PT, envolveu-se na campanha como se fosse sua e comemorou a vitória de sua "escolhida" como a que alcançou em 2003.
Em 2014 poderia partir para sua "sexta" candidatura à presidência, mas ainda não dá pistas sobre isso. Um dia diz que existe a possibilidade e, em outro, que não fará "nem amarrado", porque seria "impossível" superar a si mesmo
SUCESSÃO MUNICIPAL
| Autor: Seu Pimenta Marco Wense
O ex-prefeito Fernando Gomes, até mesmo como manda-chuva do PMDB de Itabuna, partido que dispõe de quase oito minutos de tempo no horário eleitoral, vai fazer parte do seleto grupo dos protagonistas da sucessão de 2012.
O ex-mandatário de Itabuna, que já governou a cidade por quatro vezes, não descarta a possibilidade de disputar o Centro Administrativo Firmino Alves na primeira eleição do pós-centenário.
O incrível é que Fernando Gomes de Oliveira, que muitos acreditavam que estaria politicamente sucumbido, principalmente em decorrência do desastroso último governo, ainda é motivo de preocupação entre os que lhe fazem oposição.
A viabilidade eleitoral de sua candidatura depende de um desentendimento entre o PT de Geraldo Simões e o PCdoB dos “meninos” Davidson Magalhães, Luiz Sena e o vereador Wenceslau Júnior, todos prefeituráveis pela legenda comunista.
O pega-pega entre os vermelhinhos fica cada vez mais acirrado com as declarações de petistas, membros do diretório municipal, de que o PCdoB não terá candidatura própria, que o partido está blefando, que a finalidade é a candidatura de vice-prefeito.
Essa posição do PT de Itabuna, debochando e tratando uma possível candidatura própria do PCdoB com desdém, achando que o partido é um eterno aliado e coadjuvante, só faz piorar – e muito – o relacionamento entre os “companheiros”.
O “morto” Fernando Gomes, agora mais vivo do que nunca, espera contar com o apoio dos deputados Augusto Castro (estadual-PSDB), Coronel Santana (estadual -PTN) e Félix Mendonça Júnior (federal-PDT).
Sobre o Capitão José Nilton Azevedo, Fernando Gomes, depois de uma enxurrada de críticas, diz que o chefe do Executivo não será candidato à reeleição, seja por desistência voluntária ou impedimento legal.
Em relação a Geraldo Simões, o “morto” acha que seu maior adversário terá as mesmas dificuldades suas. Ou seja, uma campanha cheia de constrangimentos e com um alto índice de rejeição.
A candidatura de Fernando Gomes exclui automaticamente a da petista Juçara Feitosa. Aliás, o governador Jaques Wagner não abre mão do nome de Geraldo para a sucessão de 2012. Não quer correr o risco de mais uma derrota.
Fernando Gomes versus Geraldo Simões. O retorno do duelo e das velhas armas. “Cuma” buscando o quinto mandato. “Minha pedinha” atrás do terceiro.
PS (1) – O deputado estadual Coronel Santana, também na lista dos prefeituráves, está preocupado com o governo Azevedo. Como é colega de farda do prefeito, Santana teme que o fracasso administrativo termine respingando na sua pré-candidatura.
PS (2) – Vai ficar gravado no imaginário do povo que prefeito-militar não sabe governar, que é melhor ficar no quartel fazendo o que sabe fazer. Santana também não quer o sucesso de Azevedo a ponto de credenciá-lo para um segundo mandato (via reeleição).
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.
O ex-prefeito Fernando Gomes, até mesmo como manda-chuva do PMDB de Itabuna, partido que dispõe de quase oito minutos de tempo no horário eleitoral, vai fazer parte do seleto grupo dos protagonistas da sucessão de 2012.
O ex-mandatário de Itabuna, que já governou a cidade por quatro vezes, não descarta a possibilidade de disputar o Centro Administrativo Firmino Alves na primeira eleição do pós-centenário.
O incrível é que Fernando Gomes de Oliveira, que muitos acreditavam que estaria politicamente sucumbido, principalmente em decorrência do desastroso último governo, ainda é motivo de preocupação entre os que lhe fazem oposição.
A viabilidade eleitoral de sua candidatura depende de um desentendimento entre o PT de Geraldo Simões e o PCdoB dos “meninos” Davidson Magalhães, Luiz Sena e o vereador Wenceslau Júnior, todos prefeituráveis pela legenda comunista.
O pega-pega entre os vermelhinhos fica cada vez mais acirrado com as declarações de petistas, membros do diretório municipal, de que o PCdoB não terá candidatura própria, que o partido está blefando, que a finalidade é a candidatura de vice-prefeito.
Essa posição do PT de Itabuna, debochando e tratando uma possível candidatura própria do PCdoB com desdém, achando que o partido é um eterno aliado e coadjuvante, só faz piorar – e muito – o relacionamento entre os “companheiros”.
O “morto” Fernando Gomes, agora mais vivo do que nunca, espera contar com o apoio dos deputados Augusto Castro (estadual-PSDB), Coronel Santana (estadual -PTN) e Félix Mendonça Júnior (federal-PDT).
Sobre o Capitão José Nilton Azevedo, Fernando Gomes, depois de uma enxurrada de críticas, diz que o chefe do Executivo não será candidato à reeleição, seja por desistência voluntária ou impedimento legal.
Em relação a Geraldo Simões, o “morto” acha que seu maior adversário terá as mesmas dificuldades suas. Ou seja, uma campanha cheia de constrangimentos e com um alto índice de rejeição.
A candidatura de Fernando Gomes exclui automaticamente a da petista Juçara Feitosa. Aliás, o governador Jaques Wagner não abre mão do nome de Geraldo para a sucessão de 2012. Não quer correr o risco de mais uma derrota.
Fernando Gomes versus Geraldo Simões. O retorno do duelo e das velhas armas. “Cuma” buscando o quinto mandato. “Minha pedinha” atrás do terceiro.
PS (1) – O deputado estadual Coronel Santana, também na lista dos prefeituráves, está preocupado com o governo Azevedo. Como é colega de farda do prefeito, Santana teme que o fracasso administrativo termine respingando na sua pré-candidatura.
PS (2) – Vai ficar gravado no imaginário do povo que prefeito-militar não sabe governar, que é melhor ficar no quartel fazendo o que sabe fazer. Santana também não quer o sucesso de Azevedo a ponto de credenciá-lo para um segundo mandato (via reeleição).
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.
UMA BOMBA PARA AZEVEDO
Fonte site pimenta na muqueca .Autor: Seu Pimenta
domingo, 26 de dezembro de 2010
SAMU DE ITABUNA PEDE SOCORRO.
Uma demonstração clara de como o governo itabunense “se preocupa” com a saúde foi dada nesta sexta-feira, em plena véspera de Natal. Enquanto transportava uma paciente para o hospital, a ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) acabou ficando com as portas escancaradas no meio do trajeto.
Segundo informações colhidas pelo PIMENTA, a paciente e uma acompanhante levaram o maior susto quando as portas se abriram de repente, num sacolejo da ambulância.
O motorista, aparentemente acostumado com a situação, estacionou o veículo, arranjou um pedaço de corda e amarrou as portas. A foto que registrou o flagrante infelizmente está desfocada, da mesma forma que a gestão municipal…
FONTE SITE PIMENTA NA MUQUECA.
Segundo informações colhidas pelo PIMENTA, a paciente e uma acompanhante levaram o maior susto quando as portas se abriram de repente, num sacolejo da ambulância.
O motorista, aparentemente acostumado com a situação, estacionou o veículo, arranjou um pedaço de corda e amarrou as portas. A foto que registrou o flagrante infelizmente está desfocada, da mesma forma que a gestão municipal…
FONTE SITE PIMENTA NA MUQUECA.
NAS PRAIAS DE ILHÉUS É SÓ SUJEIRA.
A Prefeitura de Ilhéus está falhando com a limpeza das praias neste início de verão. No litoral norte, por exemplo, a sujeira se encontra presente em toda parte, para tristeza dos muitos visitantes.
A cidade, dona de belezas naturais únicas e inigualável, continua cuidando mal de si mesma e tratando o turismo com desprezo e sem compromisso, até quando o povo de Ilhéus e seus visitantes vam ter que aturar. CORAGEM ILHÉUS.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
LULA DIZ ESPERAR "MATURIDADE" DE EMPRESAS E TRABALHADORES DO SETOR AÉREO.
Em rápida entrevista no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse esperar um entendimento de empresários e trabalhadores do sistema aéreo para evitar transtornos à população neste Natal. 'Acho que empresários e trabalhadores devem flexibilizar um pouco. Não é correto e humano alguém impedir que uma pessoa viaje no Natal', disse, logo após participar de solenidade de sanção do marco regulatório do pré-sal, no Palácio do Planalto.
Lula relatou que pediu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Planejamento, Paulo Bernardo, para buscarem entendimento. 'Eu conversei ontem com os ministros Jobim e Paulo Bernardo para conversassem com as empresas e trabalhadores, para que não abusassem da paciência dos brasileiros', disse. O presidente ressaltou que sempre defendeu o direito de greve, mas que, neste caso, uma eventual paralisação do setor aéreo atingirá as pessoas comuns. 'O que não pode é o povo sofrer os atos inconsequentes de uma má negociação', disse. 'Espero que haja, e tenho certeza de que haverá, maturidade por parte de empresários e trabalhadores', completou.
Lula relatou que pediu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Planejamento, Paulo Bernardo, para buscarem entendimento. 'Eu conversei ontem com os ministros Jobim e Paulo Bernardo para conversassem com as empresas e trabalhadores, para que não abusassem da paciência dos brasileiros', disse. O presidente ressaltou que sempre defendeu o direito de greve, mas que, neste caso, uma eventual paralisação do setor aéreo atingirá as pessoas comuns. 'O que não pode é o povo sofrer os atos inconsequentes de uma má negociação', disse. 'Espero que haja, e tenho certeza de que haverá, maturidade por parte de empresários e trabalhadores', completou.
STJ MANDA GOL PAGAR INDENIZAÇÃO À IRMÃ DE VITIMA DO ACIDENTE DE 2006
Da Agência Brasil
Brasília - A empresa Gol Linhas Aéreas deve indenizar em R$ 120 mil a irmã de uma das vítimas do acidente aéreo ocorrido em 2006 com um avião da companhia, segundo nota divulgada hoje (22) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em decisão unanime, a corte confirmou o pagamento da indenização por danos morais. O acidente, que deixou 154 mortos, foi provocado pelo choque, em pleno ar, de um Boeing da Gol com um jato executivo Legacy, fabricado pela brasileira Embraer.
Originalmente, valor estabelecido era de R$ 190 mil, porém, o tribunal decidiu que a indenização seria reduzida para R$ 120 mil. Os advogados de defesa da Gol informaram que recorrerão da decisão.
Edição: Vinicius Doria
Agência Brasil - Todos os direitos reservados
Brasília - A empresa Gol Linhas Aéreas deve indenizar em R$ 120 mil a irmã de uma das vítimas do acidente aéreo ocorrido em 2006 com um avião da companhia, segundo nota divulgada hoje (22) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em decisão unanime, a corte confirmou o pagamento da indenização por danos morais. O acidente, que deixou 154 mortos, foi provocado pelo choque, em pleno ar, de um Boeing da Gol com um jato executivo Legacy, fabricado pela brasileira Embraer.
Originalmente, valor estabelecido era de R$ 190 mil, porém, o tribunal decidiu que a indenização seria reduzida para R$ 120 mil. Os advogados de defesa da Gol informaram que recorrerão da decisão.
Edição: Vinicius Doria
Agência Brasil - Todos os direitos reservados
O CAOS NA SAÚDE DE ILHÉUS
Não é dos melhores o cenário da saúde pública em Ilhéus traçado na reunião do conselho municipal deste setor, ontem. O déficit com os prestadores de serviço é de R$ 3 milhões e os 12 médicos plantonistas do Hospital São José, pagos pelo município, podem cruzar os braços a qualquer hora, devido à falta de pagamento.
O presidente do Conselho, Jorge Luís, prevê um colapso no atendimento do Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF) se o cenário persistir. Segundo o diretor da Santa Casa de Ilhéus, Carlos Lyra, a prefeitura só repassou 30% do que deve aos plantonistas do São José. Há quem defenda até o retorno da gestão da média e alta complexidade para o Estado.
SUCESSOR DE VIEIRA NA SAÚDE
Um professor de história poderá ser o sucessor do médico Antônio Vieira no comando da Secretaria da Saúde de Itabuna.
Geraldo Magela, apesar da formação em área diversa, foi secretário da Saúde de Teixeira de Freitas, extremo-sul da Bahia, até meados de setembro de 2010. Saiu do cargo, após uma permanência de quatro anos e meio, alegando cansaço, mas correram rumores de que ele estava insatisfeito com a falta de autonomia no governo.
Magela presta consultoria na área de saúde e, segundo informações colhidas pelo PIMENTA, tem bom trânsito no governo baiano. Caso assuma o cargo em Itabuna, uma de suas missões será trabalhar para que a cidade recupere a gestão plena da saúde. Fonte site Pimenta na Muqueca.
Geraldo Magela, apesar da formação em área diversa, foi secretário da Saúde de Teixeira de Freitas, extremo-sul da Bahia, até meados de setembro de 2010. Saiu do cargo, após uma permanência de quatro anos e meio, alegando cansaço, mas correram rumores de que ele estava insatisfeito com a falta de autonomia no governo.
Magela presta consultoria na área de saúde e, segundo informações colhidas pelo PIMENTA, tem bom trânsito no governo baiano. Caso assuma o cargo em Itabuna, uma de suas missões será trabalhar para que a cidade recupere a gestão plena da saúde. Fonte site Pimenta na Muqueca.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
MÁQUINA DE FAZER DINHEIRO... E AFUGENTAR TURISTA.
A Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Ilhéus está arrecadando os tubos com os radares eletrônicos, os populares “pardais”, instalados em três pontos da cidade: as avenidas Proclamação (Savóia), Lomanto Júnior (Pontal) e Itabuna (Centro).
Apesar de ter oficialmente o propósito de coibir o excesso de velocidade, fica difícil evitar a ideia de que os pardais foram mesmo colocados nas ruas para encher os cofres da Prefeitura, às custas de motoristas desavisados. Não fosse essa a intenção, a Secretaria de Trânsito teria providenciado uma sinalização adequada para alertar sobre o limite de velocidade, estabelecido em 50 quilômetros nos trechos em que se encontram os radares.
A falta da sinalização horizontal e as diminutas placas que “informam” sobre o limite passam despercebidas até mesmo para quem está acostumado a trafegar pelas ruas de Ilhéus. Para quem passa por elas de vez em quando, então…
Já se imagina a festa que será a partir do momento em que os turistas chegarem em peso, no auge do verão (que começa oficialmente esta semana), e começarem a receber multa a três por dois. Depois de voltar das férias, o cidadão receberá em casa a notificação da Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Ilhéus e certamente corresponderá riscando a cidade de seus próximos roteiros.
A boa notícia é que na Prefeitura há quem esteja preocupado com a situação, inclusive apontando a necessidade de sinalizar melhor as ruas em que estão os pardais. Isso implica em reconhecer que as indicações atuais são insuficientes e, portanto, que as multas até agora lavradas são indevidas
O PRB BAIANO EMPLACA MAIS UM DEPUTADO FEDERAL
Popo assume a cadeira dde deputado fedreal no lugar do Deputado Mario Negromonte pois o mesmo assume o ministerio das cidades
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
PREFEITO AZEVEDO LEVA BRONCA DE FERNANDO
Logo que uma abelha zuniu em seu ouvido que a Policia Federal esta a caminho da prefeitura de Itabuna, Azevedo dando uma de vitíma procurou nesta semana Fernando Gomes, Maria Alice e equipe para receber orientação de como se safar dos problemas por ele mesmo causado em sua gestão, porém antes de orienta-lo Fernando Gomes deu-lhe uma bronca e disse que só para começar ele teria que demitir quase todos os secretário" que ele mesmo escolheu a dedo", e depois assumir a prefeitura, pois para Fernando Gomes Azevedo ainda não assumiu como prefeito, depois disso procurasse ele novamente para tentar recuperar e amenizar o estrago feito na prefeitura de Itabuna
VEREADOR ALISSON DIZ NÃO TRAIR CARQUEIJA
E ISSO FOI O QUE VEREADOR QUE VC FEZ?
O vereador Alisson Mendonça (PT) nega que tenha traído a “causa governista” ao chegar atrasado à sessão que acabou elegendo o oposicionista Dinho Gás (PSDC) presidente da Câmara de Vereadores na quarta-feira (15). Segundo ele, a culpa é do (ainda) presidente da Casa, Jailson Nascimento (PMN), que decidiu apressar a votação ao perceber a ausência governista.
- Não tenho como classificar a atitude de Jailson. Temos uma relação de quatro mandatos. Não cabia essa tentativa de me indispor com [Paulo] Carqueja – reclama.
Alisson diz que Jailson quebrou o protocolo da Câmara no intuito de apressar a votação. “Nossas sessões começam 16h30min, quinze pras cinco [17h]. Cheguei às 16h10min e a votação para presidente já havia sido encerrada. E [o presidente] deixou para tocar o Hino Nacional somente ao final da sessão”.
Durante todo o processo eleitoral, afirma, a bancada buscou atrair o sétimo voto e trabalhou vários nomes na tentativa de fazer a presidência. A estratégica “furou”, pois o alvo governista não cedeu aos encantos do Executivo. “Valmir [Freitas] aceitou a candidatura de Dinho Gás”, lamenta.
O vereador diz estar tranqüilo. “O importante é que tanto Carqueja e Carmelita [Ângela] estavam na sessão e viram o contexto. Não houve traição, malandragem, má-fé de minha parte. Não teria qualquer motivo. E o que eu iria ganhar com isso?”;
Segundo ele, o grupo governista foi para a disputa sabendo da derrota. “Perdido sempre esteve. Nós não tínhamos o sétimo voto e o que poderíamos fazer era ir pra lá com uma só candidatura, a de Carqueja”.
Alisson sonhava retornar à presidência da Casa, por onde passou no período 2007-2008. Tanto ele como Carmelita Ângela e o também governista Marcus Flávio (PPS) disputaram votos na largada e desistiram, deixando a batata na mão de Carqueja
O vereador Alisson Mendonça (PT) nega que tenha traído a “causa governista” ao chegar atrasado à sessão que acabou elegendo o oposicionista Dinho Gás (PSDC) presidente da Câmara de Vereadores na quarta-feira (15). Segundo ele, a culpa é do (ainda) presidente da Casa, Jailson Nascimento (PMN), que decidiu apressar a votação ao perceber a ausência governista.
- Não tenho como classificar a atitude de Jailson. Temos uma relação de quatro mandatos. Não cabia essa tentativa de me indispor com [Paulo] Carqueja – reclama.
Alisson diz que Jailson quebrou o protocolo da Câmara no intuito de apressar a votação. “Nossas sessões começam 16h30min, quinze pras cinco [17h]. Cheguei às 16h10min e a votação para presidente já havia sido encerrada. E [o presidente] deixou para tocar o Hino Nacional somente ao final da sessão”.
Durante todo o processo eleitoral, afirma, a bancada buscou atrair o sétimo voto e trabalhou vários nomes na tentativa de fazer a presidência. A estratégica “furou”, pois o alvo governista não cedeu aos encantos do Executivo. “Valmir [Freitas] aceitou a candidatura de Dinho Gás”, lamenta.
O vereador diz estar tranqüilo. “O importante é que tanto Carqueja e Carmelita [Ângela] estavam na sessão e viram o contexto. Não houve traição, malandragem, má-fé de minha parte. Não teria qualquer motivo. E o que eu iria ganhar com isso?”;
Segundo ele, o grupo governista foi para a disputa sabendo da derrota. “Perdido sempre esteve. Nós não tínhamos o sétimo voto e o que poderíamos fazer era ir pra lá com uma só candidatura, a de Carqueja”.
Alisson sonhava retornar à presidência da Casa, por onde passou no período 2007-2008. Tanto ele como Carmelita Ângela e o também governista Marcus Flávio (PPS) disputaram votos na largada e desistiram, deixando a batata na mão de Carqueja
DILMA É DIPLOMADA PRESIDENTA
Em discurso, Dilma reafirmou o compromisso com a estabilidade econômica e disse que vai trabalhar para honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos. Ela também fez referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao desafio que será sucedê-lo no cargo.
Dilma afirmou que dará prioridade para as áreas de educação, segurança e saúde e que cuidará para manter a estabilidade econômica e os investimentos. “Defenderei sempre a liberdade de imprensa e de culto, mas reafirmo que nenhuma estratégia política ou econômica é efetiva se não se refletir na vida de cada trabalhador e trabalhadora, empresário e famílias das regiões desse imenso país”. Informações da Agência Brasil
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
TV CABRALIA FAZ 23 ANOS ANUCIANDO EXPANSÃO.
Na segunda-feira (13), foi a comemoração do aniversário da Cabrália, transcorrido no domingo (12). Em grande estilo, a festa reuniu os apresentadores da Rede Record News, João Santos (Direto da Redação) e Eduardo Ribeiro (Record News Brasil), que foram os mestres de cerimônia, e os profissionais locais.
Funcionários da TV Cabrália, clientes, agências de publicidade e autoridades participaram de coquetel, seguido de jantar. Um vídeo especial mostrou as últimas realizações, implementadas em 2010.
O governador da Bahia, Jaques Wagner, foi representdo pelo secretário de Comunicação, Robinson Almeida, que elogiou a audiência da emissora e a sua cobertura regional. O deputado federal pelo PRB, Márcio Marinho, também esteve presente e falou sobre a importância da TV.
A festa em comemoração aos 23 anos da TV Cabrália, foi transmitida ao vivo para a Bahia e seis capitais nordestinas: Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, Natal e Fortaleza, além de Campina Grande, na Paraíba.
Outro motivo de comemoração é que agora o sinal da TV Cabrália chega ao estado do Amapá, no Norte do país. Leandro Costa, Diretor da TV Equatorial de Macapá, que vai transmitir da programação da TV Cabrália participou da festa.
Para fechar a noite, os convidados foram brindados com uma queima de fogos e um show com a dupla sertanejo/pop Edu e Maraial, que cuidou de animar ainda mais os convidados.
MINISTÉRIO PUBLICO PEDE AFASTAMENTO DE VEREADORES.
O pedido deverá ser julgado pelo juiz da 2ª Vara Cível e da Fazenda Pública, Gláucio Klipel. Loiola é o presidente da Câmara e Roberto de Souza e Ricardo Bacelar ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda secretarias da Mesa Diretora do legislativo.
A promotoria iniciou na semana passada as investigações sobre o “Loiolagate”, como ficou conhecido o esquema de desvio de dinheiro do legislativo por meio de empresas fantasmas, notas frias e obtenção de crédito consignado por meio fraudulento.
Quatro empresas foram utilizadas para drenar recursos públicos na Câmara. Vereadores também são citados num esquema de adulteração de contracheques para aumentar a margem consignável de empréstimos tanto dos parlamentares como de assessores. Em alguns casos, o crédito concedido era 340% superior ao permitido por lei.
Além dos três vereadores, a promotora cita no pedido liminar apresentado ao juiz Gláucio Klippel o afastamento dos já exonerados ex-diretores Alisson Cerqueira e Kleber Ferreira. Na semana passada, a promotora Thiara Rusciolelli recebeu das mãos do relator da CEI do Loiolagate, Claudevane Leite (PT), as conclusões da investigação feita pela Câmara.
A subseção da OAB-Itabuna disse que a decisão do Ministério Público é importante para dar uma resposta à sociedade e restabelecer a moralidade no legislativo. “Não esperávamos outra atitude da promotora, que nos prometeu agilidade nas investigações de corrupção na Câmara. Agora, esperemos a decisão da Justiça”, disse o presidente da OAB-Itabuna, Andirlei Nascimento. A promotora foi procurada, mas estava em horário de almoço.
FONTE SITE PIMENTA NA MUQUECA
ILHÉUS E ITABUNA GERAM MAIS EMPREGO
Ilhéus gerou mais empregos com carteira assinada do que Itabuna em novembro, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O município sul-baiano abriu 313 novas vagas de trabalho e Itabuna, 179.
Quem puxou os bons números em Ilhéus foram os setores do comércio (144 novas vagas), serviços (113) e indústria (90). A cidade, no entanto, registra queda no emprego na construção civil. Em novembro, o setor cortou 38 postos de trabalho, resultado da admissão de 12 trabalhadores e demissão de outros 50.
O comércio itabunense também contratou mais no mês passado: abriu 110 vagas. Foi seguido pela indústria de transformação – 81 novas vagas. A construção civil, apesar do boom imobiliário, criou apenas cinco novos postos de trabalho.
No acumulado do ano, Itabuna abriu 1.100 novas oportunidades, ante 1.487 de Ilhéus. De acordo com o MTE, a Bahia gerou 10.681 vagas e foi o quinto estado brasileiro em número de novas vagas.
Quem puxou os bons números em Ilhéus foram os setores do comércio (144 novas vagas), serviços (113) e indústria (90). A cidade, no entanto, registra queda no emprego na construção civil. Em novembro, o setor cortou 38 postos de trabalho, resultado da admissão de 12 trabalhadores e demissão de outros 50.
O comércio itabunense também contratou mais no mês passado: abriu 110 vagas. Foi seguido pela indústria de transformação – 81 novas vagas. A construção civil, apesar do boom imobiliário, criou apenas cinco novos postos de trabalho.
No acumulado do ano, Itabuna abriu 1.100 novas oportunidades, ante 1.487 de Ilhéus. De acordo com o MTE, a Bahia gerou 10.681 vagas e foi o quinto estado brasileiro em número de novas vagas.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
QUE PRESENTE
Hoje é aniversario do prefeito de Ilhéus Newton Lima e recebeu um presente de grego
DINHO GÁS É ELEITO PRESIDENTE DA CAMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS
O vereador disputou o comando da casa com Paulo Carqueja, do PT, que terminou com cinco dos treze votos. Seu colega e correligionário Alisson Mendonça, que também queria ser candidato a presidente, sequer apareceu para votar e, mesmo que aparecesse, não evitaria a derrota petista.
Carqueja é ligado ao deputado federal eleito Josias Gomes (PT), que fez um acordo com o ex-prefeito Jabes Ribeiro para eleger o aliado. Contudo, prevaleceu a articulação feita pelo atual presidente, Jailson Nascimento (PMN), que há algum tempo formou o bloco de sete vereadores na oposição a Newton Lima.
Ganharam Jailson e a oposição. Perderam o governo e o PT.
DINHO GÁS É ELEITO PRESIDENTE DA CAMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS
Com a divisão interna do PT e o surto do prefeito Newton Lima, que não soube conduzir o processo ai permitiu que o vereador Edivaldo Nascimento de Souza, o Dinho Gás, do PSDC, fosse eleito para a presidência da Câmara de Ilhéus.
O vereador disputou o comando da casa com Paulo Carqueja, do PT, que terminou com cinco dos treze votos. Seu colega e correligionário Alisson Mendonça, que também queria ser candidato a presidente, sequer apareceu para votar e, mesmo que aparecesse, não evitaria a derrota petista.
Carqueja é ligado ao deputado federal eleito Josias Gomes (PT), que fez um acordo com o ex-prefeito Jabes Ribeiro para eleger o aliado. Contudo, prevaleceu a articulação feita pelo atual presidente, Jailson Nascimento (PMN), que há algum tempo formou o bloco de sete vereadores na oposição a Newton Lima.
Ganharam Jailson e a oposição. Perderam o governo e o PT.
Parlamentares, presidente, vice e ministros ganharão R$ 26,7 mil mensais
Em uma votação relâmpago, o Senado aprovou nesta quarta-feira, 15, o projeto que concede aumento de 61,83% no salário dos próprios senadores e dos deputados federais, de 133,96% no valor do vencimento do presidente da República e de 148,63% no salário do vice-presidente e dos ministros de Estado. A proposta foi aprovada no inicio da tarde pelos deputados e não aguardou nem uma hora para ser votada pelos senadores. Esse projeto iguala os salários de deputados e senadores, do presidente da República, do vice e dos ministros. Todos eles passarão a receber R$ 26.723,13 por mês, mesmo valor do salário do ministro do Supremo Tribunal Federal e que serve como teto do funcionalismo público.
O novo salário entrará em vigor em 1º de fevereiro de 2011. Apenas a senadora Marina Silva (PV/AC) e o senador Álvaro Dias (PSDB/PR) se manifestaram contra a proposta. Marina acha injusto os parlamentares receberem reajustes muitas vezes superiores aos dos demais servidores públicos do País. Já Álvaro Dias defendeu que o reajuste deveria implicar na extinção da perda da verba indenizatória de R$ 15 mil que cada um deles recebe mensalmente para custear gastos no exercício do mandato nos Estados.
O novo salário entrará em vigor em 1º de fevereiro de 2011. Apenas a senadora Marina Silva (PV/AC) e o senador Álvaro Dias (PSDB/PR) se manifestaram contra a proposta. Marina acha injusto os parlamentares receberem reajustes muitas vezes superiores aos dos demais servidores públicos do País. Já Álvaro Dias defendeu que o reajuste deveria implicar na extinção da perda da verba indenizatória de R$ 15 mil que cada um deles recebe mensalmente para custear gastos no exercício do mandato nos Estados.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Brasil tem 24 cidades em risco de surto de dengue e 154 em alerta, incluindo 14 capitais
Atualização dos resultados do LIRAa 2010 reforça a necessidade de ações imediatas de prevenção, com mobilização do poder público e da população
Uma atualização dos resultados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) revela que, entre os 370 municípios que já realizaram o levantamento, 24 estão em risco de surto – incluindo duas capitais: Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Estes municípios registraram a presença de larvas do mosquito em mais de 4% das residências pesquisadas. Os municípios em situação de alerta, com índice de infestação entre 1% e 3,9%, são 154, incluindo 14 capitais. Outras 192 cidades brasileiras estão em situação satisfatória, com focos de larvas em menos de 1% das residências. Das 427 cidades que se propuseram a fazer o LIRAa, o ministério aguarda a consolidação dos dados em 57.
Veja abaixo o detalhamento dos resultados atualizados do LIRAa 2010.
MUNICÍPIO | ESTADO | Índice LIRAa 2009 | Índice LIRAa 2010 |
Afogados da Ingazeira | PE | - | 11,7 |
Ceará-Mirim | RN | - | 11,4 |
Bezerros | PE | - | 10,2 |
Itabuna | BA | 10,7 | 9,1 |
São Miguel | RN | - | 8,5 |
Serra Talhada | PE | - | 8,2 |
Ouricuri | PE | - | 7,2 |
Rio Branco | AC | 3,9 | 6,5 |
Ilhéus | BA | 4,7 | 6,3 |
Floresta | PE | - | 5,7 |
Santa Cruz de Minas | MG | - | 5,5 |
Governador Valadares | MG | 5,1 | 5,4 |
Santa Cruz do Capibaribe | PE | - | 5,4 |
Simões Filho | BA | 3,2 | 5,3 |
Timbaúba | PE | - | 4,9 |
Humaitá | AM | - | 4,8 |
Mossoró | RN | 4,2 | 4,6 |
Araripina | PE | - | 4,6 |
Porto Velho | RO | 2,6 | 4,4 |
Pesqueira | PE | - | 4,4 |
Caicó | RN | - | 4,2 |
Camaragibe | PE | 2,7 | 4,1 |
Caetanópolis | MG | - | 4,0 |
Epitaciolândia | AC | 3,4 | 4,0 |
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Marinho envia emendas para Ilhéus
O deputado federal Márcio Marinho tem tido um olhar atencioso com a região Sul da Bahia, participando ativamente de ações que têm permitido o desenvolvimento da região.
Além de emendas individuais que contemplam os municípios de Buerarema, Itabuna, Guaratinga e Porto Seguro, Marinho assinou emenda de bancada no valor de R$ 63 milhões para a importante obra de duplicação da ponte de Ilhéus, que beneficiará toda a região melhorando significativamente o tráfego, trazendo mais seguranças para os usuários.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
PREFEITURA CONFIRMA FRAUDE. FUNCIONÁRIO É DEMITIDO
O esquema foi descoberto pelo “núcleo de inteligência” do governo, que levou o caso à polícia. Na tarde desta terça-feira, 07, o servidor foi ouvido pelo delegado regional Moisés Damasceno e confessou os desvios. Abimael disse que falsificava as assinaturas da funcionária responsável pela autorização das viagens e admitiu ter furtado um talonário de requisição.
O secretário da Administração, Gilson Nascimento, explicou que a falcatrua foi descoberta com a utilização de câmeras escondidas. Além de confessar o crime, Abimael Costa apontou o envolvimento de outras pessoas, inclusive funcionários da empresa de ônibus Águia Branca.
ALÔ, NEWTON! É VALDÉ!
O empresário e ex-prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, anda sumido, mas não perdeu a influência sobre o atual gestor do município, Newton Lima. Segundo o blog Políticos do Sul da Bahia, um providencial telefonema de Valderico foi o suficiente para Newton rever uma determinação do governo.
Tratava-se de um pedido de autorização, feito pelo empresário Valderico Reis Júnior, para a instalação de uma boate itinerante na Avenida Soares Lopes. Inicialmente, a secretária responsável pela liberação negou o pedido, observando que o local não é compatível com o funcionamento de uma boate.
Pois bastou a ligação do ex-prefeito para Newton Lima dar ordem para que tudo fosse resolvido sem transtornos para o Juninho. Em nome da boa convivência, a boate começa a ser instalada nesta quarta-feira, 08, e funcionará a partir do dia 18 .
NEWTON É REI, TEM DOIS PRIMEIROS-MINISTROS E AUGUSTO MACEDO ERA SÓ UM HOMEM APAIXONADO
Foi como um enredo de novela o depoimento do secretário afastado da Assistência Social, Augusto Macedo, na tarde desta terça-feira, 07, em Ilhéus.
Macedo afirmou que é vítima de parcela da imprensa ilheense, que teria utilizado “métodos nazistas” para corroer a sua imagem. Quanto ao governo Newton Lima, ele comparou a um sistema parlamentarista, onde o prefeito seria uma espécie de rei, porém com dois primeiros-ministros. Estes seriam os secretários de Governo, Alcides Kruschewsky, e da Fazenda, Jorge Bahia.
Quando questionado sobre os depósitos na conta da ex-companheira Letícia Lázaro, Macedo extravazou todo o seu romantismo:
“Fiz e teria feito muito mais por ela. Essa é a conduta de um homem que ama”.
Apesar de toda essa dedicação ao ser amado, o secretário acusou Letícia de se conluiar com figuras do governo para conspirar contra ele. “Eu disse ‘vá’. Mas ela, quando foi, contou verdades e inverdades”.
Macedo disse aos vereadores que pedirá exoneração do cargo, mas vai aguardar o resultado da auditoria que acontece na SAS. O prefeito Newton Lima, que não quer mais o secretário no cargo, prefere aguardar que ele peça para sair.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
PRB poderá ter candidato à Prefeitura
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Bahia demonstrou nas últimas eleições uma performance política sólida e para muitos surpreendente, tendo em vista ser um partido jovem.
Totalizou nada menos que 402 mil 637 votos (sendo 243.353 dos Deputados Federais e 159.284 dos Deputados Estaduais) elegendo dois estaduais, Sidelvan Nóbrega e José de Arimatéia, um suplente de Federal, Acelino Popó Freitas, e o deputado federal Márcio Marinho.
Marinho somou 157 mil 917 votos, alcançando a terceira melhor votação em Salvador, ficando abaixo de Pelegrino apenas por 15 votos, desempenho que poderá levá-lo a disputa pela Prefeitura.
“Poderemos ter candidatura própria em Salvador, com também em municípios importantes, como Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, Feira de Santana dentre outras. Porém, quanto aos nomes, ficará por conta de Marinho, que responde pelo grupo”, disse o presidente municipal do PRB, Sidelvan Nóbrega.
sábado, 4 de dezembro de 2010
LULA COMPARA CRISE DO MENSALÃO COM GOLPE CONTRA SEU GOVERNO.
Em discurso a empresários, trabalhadores e representantes da sociedade civil que participam do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o conselhão, Lula agradeceu os conselheiros por não terem deixado o colegiado durante a crise de 2005.
'Vocês, no auge da crise de 2005, naquela tentativa de golpe que se tentou dar no Brasil vocês permaneceram no conselho', disse Lula.
A reunião desta quinta foi a última do governo Lula.
LULA DIZ QUE VAI CONTINUAR FAZENDO POLITICA.
BBC Brasil
"Lula em Mar Del Plata"
Ao ser homenageado na sua despedida das reuniões internacionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, durante uma reunião na Argentina, que vai continuar na política.
'Eu sou um político latino-americano, não vou deixar a política. Vou ter mais tempo para viajar, quero discutir política e os partidos', afirmou Lula, com olhos marejados. 'Me esperem', completou, ao dizer que vai continuar viajando pela América Latina.
As declarações foram feitas durante a 20ª Cúpula Ibero-Americana, realizada na cidade argentina de Mar de Plata.
Homenageado pela anfitriã do encontro, a presidente Cristina Kirchner, Lula foi aplaudido de pé pelos outros líderes, como o rei da Espanha, Juan Carlos, e os presidentes do Peru, Alan García, e do Equador, Rafael Correa.
'Não sou bom de despedidas, mas construí com vocês uma coisa nova na América Latina. Já não somos tratados como menores. Não vemos mais as pessoas brigarem por um trabalhador sem diploma universitário ter sido eleito no Brasil. Já não vemos mais brigas porque um índio foi eleito na Bolívia.'
Lula afirmou ainda que as mulheres também passaram a ocupar, nos últimos tempos, maior espaço no mundo da política, numa referencia à presidente argentina e a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
CORRUPÇÃO.
Bom pessoal, os dos problemas mais graves que o Brasil enfrenta é a corrupção, que chegou em seu nível mais alto. Mas além dos políticos que desviam verbas para fins próprios ou de terceiros, como também defende favores políticos para alguém. E você ? Alguma vez já passou por isso ? Houve alguma situação em que você ousou em corromper ? Casos acontecem muito com pessoas comum em determinados momentos, desde de fiscais de trânsito até em concursos públicos. Não poderia ser diferente na camara de vereadores de Itabuna onde estar acontecendo uma CEI. e a midia tem divulgado. "ACORDA MEU POVO, CORAGEM ITABUNA" 2012 VEM AI.
Assinar:
Postagens (Atom)