terça-feira, 30 de agosto de 2011

Arimatéia ressalta importância do PRB

 


 Deputado afirma ainda ser favorável a privatização dos cartórios.
 
         Em clima de comemoração pelos seis anos do Partido Republicano Brasileiro o Deputado Estadual José de Arimatéia (PRB) aproveitou o tempo na Tribuna do Plenário da Assembléia Legislativa da Bahia na tarde desta terça-feira, 30, para demonstrar a satisfação em trabalhar pelo crescimento do partido e do cenário nacional.
         “Me orgulho em integrar a legenda que já faz parte da mudança do Brasil. A qualidade e o compromisso são duas diretrizes seguidas pelos republicanos brasileiros que o PRB já elegeu”, destacou, ressaltando que, em menos de dez anos de atuação, a legenda já apresenta 54 prefeitos, 780 vereadores, além dos mais de 200 mil filiados.
         Na oportunidade, o Deputado Estadual comentou sobre a importante influência do ex Vice-Presidente do Brasil e também presidente honorário do PRB, José Alencar, que apostou na força do partido desde a sua fundação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Mesmo com toda a sua trajetória política ele ainda assim procurou um partido pequeno como o nosso por reconhecer que se tratava de uma legenda atenta em se tornar mais forte para combater a pobreza, em oferecer uma melhor condição de vida para o povo brasileiro”, pontua.

Privatização dos cartórios: Na ocasião, Arimatéia não escondeu ser favorável a privatização dos 1.549 cartórios extra-judiciais do estado por acreditar que o projeto de lei apresentado venha melhorar a estrutura do judiciário. “Não tenho dúvida que a terceirização trará um controle das taxas, vai gerar um melhor investimento na mão de obra e tecnologia, gerando assim num melhor atendimento”, finalizou. A previsão é que o projeto seja votado ainda hoje (30)

Nordeste terá 55 novas unidades de ensino superior e profissional nos próximos três anos



até 2014, serão construídos 124 institutos e universidades em todo o País
O Nordeste aparece com destaque no mapa da expansão federal do ensino superior e profissional. Das 120 unidades de educação profissional e tecnológica a serem construídas no País nos próximos três anos, 52 estarão espalhadas em municípios médios e pequenos dos nove estados da região. O mesmo acontece com as universidades federais. Das quatro instituições a serem criadas no território nacional até 2014, três serão implantadas no Nordeste — duas na Bahia e uma no Ceará — e abrangerão 12 municípios.
As outras 15 universidades já em atividade terão o número de unidades e de matrículas ampliado nos próximos três anos. Quando concluída a expansão, a região terá 18 universidades, com 84 câmpus, e manterá os atuais 11 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que alcançarão 186 unidades.
A Bahia, maior estado da região, tem hoje as universidades federais da Bahia (UFBA), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Vale do São Francisco (Univasf). Serão criadas as do Sul da Bahia (Ufesba), com sede em Itabuna, e do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras. No estado, a expectativa do governo federal é chegar a 2014 com as cinco instituições em plena atividade. Juntas, elas devem oferecer 68,6 mil matrículas em 19 câmpus. O estado tem ainda os institutos federais da Bahia e Baiano, que promovem a interiorização do ensino técnico federal. Juntos, vão oferecer, em 2014, 32 mil matrículas em 35 municípios

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Itabuna perde o jornalista Ottoni Silva

 


O sul da Bahia perdeu nesta segunda-feira um dos seus jornalistas mais respeitados. Ottoni Silva, de 95 anos, estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho e morreu de falência múltipla dos órgãos.

Ottoni Silva começou a entrar para a história da comunicação regional aos 15 anos, como gráfico. Na década de 30 se tornou repórter e depois virou diretor do “O Intransigente”, um dos jornais mais importantes da história de Itabuna.

Ottoni também participou da fundação do extinto Diário de Itabuna e teve papel importante na criação da Rádio Clube, que hoje se chama Nacional de Itabuna. Além disso, colaborou e foi correspondente de diversos veículos de comunicação.

Por sua contribuição para o desenvolvimento de Itabuna, Ottoni Silva tem uma das ruas do bairro Pontalzinho com seu nome. O corpo do jornalista, que nasceu em Ilhéus, mas desde cedo se mudou para Itabuna, será sepultado nesta terça-feira.

PRF apreende mercadorias sem nota

 


Patrulheiros da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Itabuna prenderam quatro motoristas durante operação de rotina neste final de semana. Eles também fizeram 75 autuações e recuperaram uma moto com restrição de furto.

Três das prisões ocorreram porque os motoristas transportavam mercadorias sem nota fiscal. Na BR-101, o motorista Cláudio Oliveira Neves, de 40 anos, foi flagrado transportando 12.770 quilos de frango congelado sem documentação.

Ele dirigia o caminhão de placas JRI 6338. A carga foi encaminhada para a Secretaria Estadual da Fazenda, em Itabuna. O mesmo procedimento ocorreu com os 1.887 quilos de café transportados por Edvan da Cruz Oliveira, de 35 anos.

Ele dirigia o caminhão de placas JQO 4829. Já Adailton de Barros Magalhães teve 380 camisas apreendidas por suspeita de falsificação. Ele viajava no Kadet de placas JKZ 5500.

O quarto motorista flagrado pela Polícia Rodoviária Federal foi José Ronaldo Nascimento dos Santos, de 50 anos. Ele dirigia o Gol de placas JQG 0780, que estava com restrição e foi apreendido. Uma moto Honda CG-150 Titan, de placa JQQ 0001 também.

Mostra de curtas começou na segunda

 


A mostra Curto Encontro começou nesta segunda-feira em Itabuna e outras 10 cidades da Bahia, indo até o dia 28. A mostra, um espaço de exibição que junta público e realizadores dos filmes, reúne 31 curta-metragens de 9 estados, em sessões gratuitas.

Ela promove debates sobre cinema e vídeo, com a presença da secretária Nacional do Audiovisual, Ana Paula Santana. Realizada pela Tabuleiro Produções, a mostra tem patrocínio dos Correios e apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), Irdeb e Dimas.

A Mostra traz filmes premiados nacional e internacionalmente, como “Doido Lelé” (Ceci Alves), “Pornográphico” (Paula Gomes), “A menina espantalho” (Cássio Pereira dos Santos) e “Vozes” (Anna Costa e Silva, Fabio Canetti e Luiza Santoloni), sempre às 19h.

Atores conhecidos do grande público também marcam presença, a exemplo de Antônio Abujamra, Otávio Augusto, Rosamaria Murtinho e Fernanda Lima. Durante o evento o público poderá votar no filme preferido e os três mais votados receberão prêmios.

A premiação acontece em Salvador no dia 28, às 19h, tendo o ator Fabrício Boliveira como mestre de cerimônia e show de encerramento com Lucas Santtana e Davi Moraes.

Veja a programação completa no site www.tabuleiroproducoes.com.br/curtoencontro

Os locais de exibição dos filmes são, em Salvador, a Sala Walter da Silveira, Casa da Música, Espaço Cultural Alagados, Cine Teatro Solar Boa Vista, Casa da Música e Centro Cultural Plataforma.

No interior, os locais são o Centro de Cultura de Lauro de Freitas, Centro de Cultura Amélio Amorim em Feira de Santana, Teatro Dona Canô em Santo Amaro, Centro de Cultura Adonias Filho em Itabuna, Centro de Cultura Alagoinhas, Centro de Cultura ACM em Jequié.

Mais o Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro, Centro de Cultura Olívia Barradas em Valença, Casa de Cultura de Mutuípe, Centro de Cultura de Guanambi e Centro de Cultura de Porto Seguro.

Sindicato lança a "cena Agropecuária"

 



O Sindicato Rural de Itabuna lança a cena Agropecuária da Expofenita no dia 26, as 19h, no Palace Hotel, numa parceria com Agesul, Rancho Leilões, associações de criadores de equinos e bovinos.

A Expofenita, Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna, é coordenada pelo Sindicato Rural de Itabuna e Agesul. Ela tem apoio do Governo da Bahia, Ceplac, Sebrae, CDL, Amurc, entre outras entidades.

O evento terá a pecuária mostrando uma forte recuperação, principalmente na área de produção de leite, através do concurso leiteiro de 2010, com o apoio da DPA/Nestlé, que surpreendeu.

A Rancho realizará três leilões entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, o Haras do Yôyô e convidados, o Leilão Show de Leite e o Leilão Show de Corte, com sorteio de uma moto entre vendedores e compradores.

A chegada da comitiva da Marcha Equestre, cavalgada tradicional que acontece há mais de 20 anos, entre Itajú do Colônia, Itapé e Itabuna, abre oficialmente a Expofenita no dia 25 de setembro, com participação de mais 400 cavaleiros e amazonas.

A exposição de equinos mangalarga marchador é o ponto alto para os amantes de cavalos, passando por julgamento de andamento, morfologia e beleza, com árbitros da ABCCMM. Os vencedores aumentam o valor de venda e são premiados.

Além de novos conhecimentos técnicos e troca de informação para melhoramento genético, as raças bovinas de produção de leite e carne serão expostas e julgadas pela associação de criadores, com destaque para Tabapuã, Nelore (corte) Gir e Girolando (leite).

Eles vão premiar os melhores animais e ter participação ativa das empresas de agropecuária, com exposição de máquinas agrícolas, insumos, implementos, balanças e troncos, entre outros.

Polícia apreende produtos falsificados



A Polícia Civil começou a desarticular uma quadrilha que está vendendo clandestinamente produtos naturais para tratamento terapêutico nos municípios do sul da Bahia. Cinco pessoas foram presas na sexta-feira no bairro Nelson Costa, em Ilhéus.

Foram detidos em flagrante Luiz Pereira da Silva, Marcos Barbosa Pereira, Francisco Rogério Batista, Audaci Martins de Souza e Antônio Heron Palácio Gregório. Eles vendiam os produtos falsificados em uma Kombi, de porta em porta.

Com os acusados, os policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubo de Ilhéus encontraram 200 caixas de produtos adulterados. Segundo a delegada Andreia Oliveira, os presos informaram que os produtos são preparados em Feira de Santana.

A polícia tenta identificar os responsáveis pela produção. Além de falsificação, os envolvidos na produção e venda dos produtos irregulares serão indiciados por formação de quadrilha.

Força-tarefa combate venda de madeira

 


Uma força-tarefa formada por técnicos da Superintendência Regional do Incra na Bahia, Polícia Ambiental, fiscais do Ibama e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos entrou em ação para coibir o desmatamento em áreas de reforma agrária no estado.

As equipes estão verificando as condições ambientais dos assentamentos e promovendo palestras para os moradores. Os fiscais e a polícia ambiental estão apertando o cerco para combater o comércio ilegal de madeira no sul da Bahia.

Na região, as equipes já estiveram nos assentamentos Coroa Verde, em Barra do Rocha; Cosme Muniz, em Ilhéus, e Sossego 1, em Camacan, onde vivem 104 famílias de pequenos produtores.

A próxima visita será em setembro, em assentamento ainda não definido. A meta da força-tarefa é percorrer 25 áreas de reforma agrária até o fim do ano. Os assentados estão sendo orientados quanto às penalidades nos casos de venda ilegal de madeira.

Nas situações mais graves, de acordo com o perito federal agrário do Incra Victor Fernandes, a família é excluída do Programa Nacional de Reforma Agrária. Já o Ibama lavra auto de infração e encaminha o processo para a Polícia Civil abrir inquérito.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ifba abre as inscrições para 2012

 


Já está aberto o processo seletivo para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA/2012, no campus de Ilhéus, oferecendo os cursos de técnico de informática, segurança do trabalho e de edificações.

Os cursos exigem ensino médio completo e deixa o aluno pronto para embarcar no mercado de trabalho. O prazo vai até 23 de setembro e os candidatos podem pedir isenção parcial da taxa de inscrição.

As provas devem ocorrer no dia 27 de novembro, contendo questões de língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, história, geografia, física, química e biologia, além da redação.

Ilhéus não executa os projetos sociais

 


A Prefeitura de Ilhéus é acusada de não disponibilizar uma sede nem oferecer material escolar e esportivo para a execução de programas sociais como o de Erradicação do Trabalho Infantil e do ProJoven.

Segundo familiares dos adolescentes assistidos, não há motivação para os jovens participarem das atividades, como oficinas profissionalizantes e práticas esportivas.

A denúncia é de que a prefeitura recebe mensalmente as verbas do governo federal para manter os programas, mas não abre licitação para as empresas fornecerem os serviços necessários. E esta é uma das exigências da união para os projetos.

Ainda de acordo com a denúncia, o último pedido de compras, feito pela secretaria de assistência social, foi enviado à prefeitura em março, mas até este mês nenhum material ou serviço chegou até os adolescentes.

Já os funcionários so Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, no bairro Nossa Senhora da Vitória, denunciam as precárias condições de trabalho na unidade.

Eles estão sem receber salários e o atendimento aos menores em situação de risco só tem sido possível com ajuda da comunidade. Em nota, a Prefeitura de Ilhéus informou que as atividades no Creas foram suspensas porque o prédio está em reforma.

Marinho quer alteração no Código do Consumidor.


Foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara Federal, o projeto de lei de autoria do deputado federal Márcio Marinho que proíbe o estabelecimento de cláusulas contratuais que obriguem a fidelização do consumidor, a estipulação de prazos mínimos de vigência, o pagamento de multas em caso de cancelamento antecipado de contratos de prestação de serviço e a comercialização de equipamentos tecnicamente modificados com o intuito de impedir que o consumidor possa utilizá-los na fruição de serviço similar ofertado por concorrentes.  
Marinho pontuou que é grande o desrespeito para com o cidadão brasileiro, principalmente pelas companhias de telefonia celular e prestadores de serviços de TV por assinatura. “A prática de fidelização e a estipulação de cláusulas contratuais já ferem o CDC, mas por artifícios jurídicos o consumidor tem sido lesado em seus próprios direitos”, lembrou o parlamentar.
O projeto segue agora para a Comissão de Constituição Justiça e de Cidadania para ser analisado.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Segredo de casamento feliz

 

Um casal, ao completar 50 anos de casado, resolveu comemorar. Chamou uma repórter  para dar cobertura ao evento. A repórter, com muita elegância ao entrevistar primeiro o senhor,  dando-lhe os parabéns, perguntou:
Qual o segredo para ter 50 anos de casado?
E com uma voz  firme, respondeu aquele senhor:
– O segredo é o seguinte: todas as vezes que eu vou comer pão, o que eu mais gosto é do biquinho, mas nesses 50 anos, todas as vezes eu corto o biquinho do pão e dou a ela.
A repórter, então, se dirigiu até a senhora e, com um belo sorriso e dando-lhe os parabéns, fez a mesma pergunta:
– Qual o segredo para ter 50 anos de casado?
E ela logo responde:
– Sabe o biquinho do pão que ele falou que mais gosta e me dá? Pois bem, eu odeio! Mas faz 50 anos que eu como sem reclamar.
Moral da história: casamento é sacrifício. Cada um cede um pouco. Esse é o segredo de um casamento duradouro!

Sessões plenárias voltam a acontecer na Assembleia Legislativa

 


O início do mês de agosto coincidiu com o reinício das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia. O Deputado Estadual José de Arimateia (PRB) iniciou a sua fala na tribuna comentando as notícias vinculadas na imprensa sobre o tempo de férias dos Deputados. “A imprensa tem passado ao público que os Deputados têm 90 dias de férias quando, na verdade, acabamos de retornar do recesso das atividades no plenário. Eu mesmo segui trabalhando normalmente junto às minhas bases”, declarou.

Ainda sobre as atividades do recesso, José de Arimateia falou sobre a reunião do Partido Republicano Brasileiro em que o nome do Deputado Federal Márcio Marinho foi anunciado como pré-candidato à Prefeitura de Salvador 2012 – e que contou com a presença do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, além de deputados, vereadores e lideranças políticas. “Vivemos um momento importante da política para a Bahia, em especial para Salvador. Pelo resultado que Márcio Marinho obteve nas últimas eleições, ele está credenciado para concorrer no pleito”, argumentou, lembrando que Marinho foi o terceiro mais votado do Estado e que “com apenas seis anos, o PRB tem mostrado seu perfil para a administração pública, tendo representação nas discussões do país”.

Arimateia aproveitou ainda a oportunidade para parabenizar Almiro Sena – da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – pela realização da 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu na semana passada no Centro de Convenções da Bahia. “O secretário está de parabéns pelo evento, que produziu discussões relevantes e culminou com a eleição dos 45 delegados que representarão o Estado na conferência nacional”, disse o Deputado.


--
Larissa Paim
8889-6642 / 3115-5593
Assessoria de Comunicação
Dep. Est. José de Arimatéia (PRB)

Deputado se reúne com Secretário Paulo Cézar Lisboa

 


O Deputado Estadual José de Arimateia (PRB) esteve reunido com o Secretário de Relações Institucionais (Serin) do Governo do Estado da Bahia, Paulo Cézar Lisboa. Em discussão, pleitos que chegaram ao gabinete do Deputado e esclarecimentos em relação a procedimentos a serem adotados.

A ampliação da ação social promovida pela associação da Fazenda Nova Canaã em Irecê foi um dos pontos abordados. “A Fazenda Nova Canaã quer aumentar o número de crianças atendidas por seus programas educacionais de 500 para 800. Além disso, quer transformar um espaço para atuações culturais. Estou empenhado em colaborar na intermediação entre a associação e o Governo”, disse José de Arimateia.

O tema estará novamente na mesa de discussão ainda este mês, quando o Deputado, acompanhado de representantes do Instituto Ressoar, irá se reunir novamente com o Secretário da Serin e com representantes das Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte para debate.

Foto: Lisboa e Arimateia discutem situação da Fazenda Nova Canaã