O combate ao vírus HIV ajuda no cumprimento de sete dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), segundo dados apresentados no relatório “A ONU e a Resposta à Aids no Brasil”, cuja segunda edição foi lançada em dezembro de 2010.
Resultado de parceria entre as agências das Nações Unidas no país, o documento relaciona as metas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 8 ao avanço da luta anti-HIV – a única exceção é a 7, sobre garantia da sustentabilidade ambiental.
O relatório cita como uma das fontes o estudo "Aids Plus MDGs: Synergies That Serve People" (Aids e ODM: Sinergias que Ajudam a População, em tradução livre), que também trata sobre o cumprimento dos oito ODM - com prazo fixado pela ONU até 2015 - por meio do combate à doença.
Na apresentação dos resultados do trabalho “A ONU e a Resposta à Aids no Brasil”, o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil e representante-residente do PNUD no país, Jorge Chediek, e o coordenador brasileiro do UNAIDS, Pedro Chequer, destacaram os esforços no combate ao HIV e reforçaram o compromisso global contra a Aids.
“A renovação do compromisso mundial pelos ODM realizada em setembro de 2010 na sede da ONU, em Nova York, é para as Nações Unidas uma oportunidade de revigorar os esforços de coordenação, otimizar o uso de recursos, fortalecer o apoio ao desenvolvimento de capacidades locais e reafirmar nosso compromisso com o direito humano ao acesso universal à prevenção, tratamento, atenção e apoio ao HIV”, afirmaram em conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário