quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ilhéus vive não só uma crise financeira, com também uma crise de ética política, e auto-critica.






A situação política do município de Ilhéus é inacreditável. O Vice- Prefreito Mario Alexandre, mandatário do PSDB de Ilhéus, pode estar jogando sua carreira política pela janela, quando insiste em continuar umbilicalmente ligado ao prefeito Newton Lima, colando assim a imagem de sócio do caos que encontra-se instalado.

Segundo assessores, a relação Mário/Newton já ultrapassa a condição de companheirismo. Salta aos olhos a subserviência do vice-prefeito, como se formalmente ouvesse motivos para o Vice Prefeito acatar ordens de seu Chefe Municipal.

Tal comportamento, já largamente sentido nas ruas de Ilhéus, pode custar caro a Mario Alexandre, onde é comum associar Newton a Mário e vice-versa como “farinha do mesmo saco”.

Aparentemente, o desgaste assumido por Mário parte da lógica de que ele é necessário para poder se beneficiar da força da maquina pública nas próximas eleições. Ou seja, Mário cola em Nilton na esperança de ser o candidato da continuidade ou governista, nas próximas eleições. Resta saber se o povo que a continuidade do projeto Newton Lima. Ou seja, falta Mário Alexandre combinar com o povo!

Enquanto isso o ex-prefeito Jabes Ribeiro se mexe nos bastidores contando com o esquecimento das suas desastrosas passagens pela Prefeitura, e principalmente, tentando se desvincular do caos administrativo iniciado por ele próprio há mais de uma década. O que vivemos hoje em Ilhéus é, em boa parte, (ir) responsabilidade de Jabes, com o abandono do planejamento e a perda de investimentos operada por Jabes e Cia, muitos dos quais, hoje aliados de Nilton e prontos para se entregar a Jabes novamente. Para muitos, Jabes de volta a prefeitura é o mesmo que jogar uma pá de cal em nosso futuro.

Jabes Ribeiro já não seduz mais, já traiu tanta gente, que não há mais ninguém disposto a lhe dar uma sombra. Em 03 mandatos ( ou 12 anos) como prefeito não há uma só obra significativa que Jabes tenha sido o responsável, muito diferente, por exemplo do seu colega itabunense Fernando Gomes, que em 03 mandatos como Prefeito, fez o Hospital de Base, a Ponte, a Av. Beira Rio dentre outras obras. Aqui, Jabes se limitou a fazer escadaria e alguns bons carnavais.

Por isso tudo, Jabes seria um retrocesso. A situação chega a ser irônica, vendo o ex-prefeito Jabes Ribeiro criticando os governos que o sucederam. Ruim ou Igual, essa é a colocação que eu faço do mandato de Jabes Ribeiro até o governo dos dias atuais. Ilhéus vive não só uma crise financeira, com também uma crise de ética política, e auto-critica.

Sou de uma geração que sonha a mais de 15 anos com o resgate político e administrativo da nossa cidade. Por isso convoco todos da juventude de Ilhéus para lutamos contra ao retrocesso, e principalmente para renovar a política de Ilhéus. Existem nomes de jovens políticos que cai como uma luva para prefeito de Ilhéus. Formados, ousados, e com vontade de acertar.

Temos que escolher alguém com firmeza de propósito, efetivamente altruísta. Quem quer que seja o Prefeito em 2012, deverá ter a coragem de tomar decisões austeras, fortes e as vezes, anti-populares, para resgatar a capacidade de gerir a cidade, hoje claramente tocada ao sabor dos ventos. O desafio e a oportunidade são únicos, Ilhéus está na UTI, quem assim não proceder, estará desligando os aparelhos que mantém a nossa queria e amada cidade de Ilhéus viva, ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário