Prédio abriga biblioteca e arquivo público (Foto JBO).
Um laudo técnico assinado pelo engenheiro civil Hermano Fahning, diretor de operações da secretaria municipal de Planejamento, determinou a imediata suspensão das atividades na Biblioteca Pública de Ilhéus, que apresenta sérios problemas em sua estrutura e pode vir a desabar. O histórico prédio, localizado na praça Castro Alves, avenida Soares Lopes, vinha há anos sofrendo com problemas de infiltração e rachaduras nas paredes.
A biblioteca funciona no local há 10 anos e de lá pra cá nunca houve nenhuma manutenção da estrutura física do espaço, que foi se deteriorando até chegar ao limite da sua insegurança. “O espaço está condenado ao uso público por conta da sua situação estrutural. Se mantivéssemos funcionando, estaríamos colocando a integridade física das pessoas em perigo”, confirmou o engenheiro ao repórter do JBO no início da noite desta sexta-feira. Em resumo: o prédio pode cair.
Sem muitas justificativas ao público que frequenta o espaço, a biblioteca já foi fechada pela secretária municipal de Educação, Lidiney Campos. Mas apesar da orientação passada pelo engenheiro Hermano Fahning de que todos evacuassem o prédio, a reportagem do Jornal Bahia Online flagrou na tarde desta sexta que o funcionamento do Arquivo Público – instalado em uma das áreas mais afetadas do imóvel – continuava normalmente. Informado sobre o perigo, o engenheiro Hermano Fahning disse que já orientou a secretária Lidiney Campos a retirar todos os servidores do local.