quarta-feira, 30 de março de 2011

Luto de sete dias pela morte de José Alencar

A Presidência da República decretou luto oficial de sete dias pela morte do ex-vice-presidente José Alencar, falecido na terça-feira (29), em São Paulo, de falência múltipla de órgãos, em decorrência de câncer. O corpo será velado a partir desta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, com horas de chefe de Estado. A presidenta da República, Dilma Rousseff, retorna de Portugal para acompanhar o velório. Dilma Rousseff afirmou que o ex-vice-presidente deixará uma “marca na vida de cada um de nós”. O presidente em exercício, Michel Temer, ressaltou que José Alencar foi exemplo de luta, perseverança e superação para todos os brasileiros.

Universidades públicas vão elaborar questões para prova do Enem


A partir deste ano, instituições públicas de ensino superior vão participar da elaboração do banco de itens da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Chamada pública convocando instituições interessadas em elaborar e revisar itens para a prova foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) da última segunda-feira (28). As universidades federais, estaduais e municipais, além dos institutos federais de Educação Profissional podem se cadastrar para participar do edital. Antes, as questões do Enem eram feitas por professores ou especialistas contratados diretamente para a tarefa. O investimento nesse projeto será de R$ 100 milhões. Leia mais

MORADORES DE PONTA DO RAMO PROTESTAM


Depois de ficar preso nesse atoleiro, o ônibus nunca mais voltou
Moradores da comunidade de Ponta do Ramo, na zona norte de Ilhéus, estão indignados com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. A maior queixa se refere ao completo abandono da estrada que dá acesso tanto àquela localidade como aos povoados de Tibina, Retiro, Aderno, entre outros.
Segundo um morador que entrou em contato com o blog, o transporte coletivo deixou de atender às comunidades, devido à falta de condição de tráfego na estrada. Quem precisa do ônibus é obrigado a andar uma longa distância, no meio da buraqueira e muitas vezes da lama, até chegar à rodovia BA-001.
Outras reclamações têm a ver com a falta de água e de segurança naquela área do município. Tudo isso será objeto de um protesto de representantes da comunidade, que estarão hoje à tarde, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
Um morador que se identifica como Irmão Nery desabafa: “até mesmo vereadores que tiveram votos lá nem se manifestam. Será mesmo que temos oposição na Câmara, ou omissão?”. fonte site pimenta na muqueca.

PRB Mulher em favor da amamentação

 


O Seminário “O Amor Alimenta!”, realizado na tarde de ontem, pelo PRB Mulher, a ala feminina do Partido Republicano Brasileiro, reuniu mais de 400 mulheres que receberam informações importantes em prol da amamentação.


O evento, que também comemorou a passagem do Dia Internacional da Mulher, foi presidido pela presidente do PRB Mulher, Erundina Rodriguez e contou com a presença da Conselheira Federal da Ordem dos Advogados, a advogada e suplente do Senado Federal pela legenda republicana, Sílvia Cerqueira, e da presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal, vereadora Tia Eron, que destacaram a importância da atuação da mulher na política, ressaltando que a amamentação é um direito inalienável da mulher.

As palestrantes, a Coordenadora da Comissão Hospitalar de Aleitamento Materno do Iperba (Instituto de Perinatologia da Bahia), a Neonatologista Ana Paz, a médica clínica e diretora do Instituto, Dolores Fernandez e a coordenadora do Banco de Leite Humano da instituição, a nutricionista Cibele Correa, destacaram a importância da amamentação para a criança e para a mãe, desfazendo preconceitos e ressaltando a importância da doação do leite humano e dos frascos para acondicionamento do produto e manutenção do Banco de Leite do Instituto.

Placas de Honra ao Mérito foram concedidas a mulheres de destaque na luta pelos direitos da classe.

Ao final do encontro, o clima de festa ficou por conta dos sorteios de prêmios , distribuição de rosas e batons às participantes.

domingo, 27 de março de 2011

DRANDE MUTIRÃO NA PRINCESA ISABEL NA ESCOLA DOM EDUARADO

ATENÇÃO
VEM AI GRANDE MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE DIA 03 DE ABRIL DOMINGO APARTIR DAS 14 HORAS NA ESCOLA DOM EDUARDO COM DIVERSOS SERVIÇOS SOCIAIS E DE CIDADANIA: COMO CORTE DE CABELO,
PALESTRA DE PREVENÇÃO DE CÂNCER DO COLO UTERINO E MAMA COMBATE AS DROGAS, PLANEJAMENTO, AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL, TESTE DE GLICEMIA, TODO TIPO DE VACINAÇÃO, HIGIENE BUCAL COM
APLICAÇÃO DE FLUOR, INSCRIÇÕES PARA DIVERSOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES, ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, SERVIÇOS DO SAC INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÃO DE AGENDAMENTO PARA DOCUMENTOS COMO CARTEIRA DE INDENTIDADE, CARTEIRA PROFISSIONAL, TITULO DE ELEITOR, CARTEIRA DE HABILITAÇÃO, ALISTAMENTO MILITAR, SINE BAHIA COM ORIENTAÇÃO SOBRE VAGA DE EMPREGO, DISTRIBUIÇÃO DE SOPA DENTRE OUTROS
APOIO: IVO EVANGELISTA, PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS, RADIO CULTURA, TV CABRALIA, SAC E UNIODONTO

VEM AI 1º FESTIVAL GOSPEL

VEM AI O 1º FESTIVAL DE MUSICA GOSPEL E VOÇÊ NÃO PODE FICAR DE FORA INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 10 DE ABRIL DE 2011, PARA MUSICAS INEDITAS E MUSICAS GRAVADAS
INFORMAÇÕES FONE 8823 4398 OU 3634 1629
APOIO:  IVO EVANGELISTA, TV CABRALIA, RADIO CULTURA DE ILHÉUS, FM CIDADE, POLY SOM E PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

sábado, 26 de março de 2011

O BURACÃO DO JOÃO


O Bahia Notícias informa que uma cratera aniversariante no bairro soteropolitano de Fazenda Coutos ganhou o jocoso apelido de “Buracão do João”. Trata-se de uma homenagem ao responsável pela demora para consertar a rua, naturalmente o prefeito da cidade, João Henrique Carneiro.
Se serve de consolo, o gestor da capital pode saber que ele não está sozinho. Em cidades como Itabuna e Ilhéus, se a população resolver dar o nome dos respectivos prefeitos aos buracos das ruas,a lista será infinita. Fonte site pimenta na muqueca

DIRETOR DO REGIONAL TEME FECHAMENTO DO HOSPITAL SÃO JOSÉ

gustavo_regional
O diretor do Hospital Regional de Ilhéus, Gustavo César, disse que não quer nem pensar na possibilidade de fechamento do Hospital São José. Em entrevista ao radialista Vila Nova na manhã desta quinta-feira (24), Gustavo mostrou-se preocupado já que a demanda do Regional, hospital de urgência e emergência, aumentaria muito.
“ Já chegamos a atender 400 pacientes por dia na unidade. Se os postos de saúde funcionassem como deveriam, sem demora, o paciente não procuraria o regional”, disse ele.
Outro problema destacado por Gustavo foi o possível fechamento da Maternidade Santa Helena, também mantida pela Santa Casa de Misericórdia, que por mês faz 300 partos.  Ele ressaltou que o Regional não faz partos, e nem tem profissional para este tipo de procedimento.
Para se ter uma idéia da grande quantidade de atendimentos que o Regional recebe do colapso que se instalaria na unidade por conta do fechamento do São José, por conta da necessidade vão ser inaugurados 20 novos leitos. ” Nós  fazemos o que pudemos. É complicado vê um familiar na maca no corredor de hospital”. Clique aqui para ouvir na íntegra a entrevista com o diretor do Hospital Regional. Fonte site otabuleiro.com

DOM MAURO SEMPRE AUSENTE


Vila Nova
Vila Nova
A falta de participação da Igreja Católica na Campanha em prol da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, foi destaque no editorial do programa O Tabuleiro, Conquista FM 105, 9 na manhã de hoje (24) . O radialista Vila Nova ressaltou que o jornalista Eduardo Anunciação fez um importante comentário esta semana(clique aqui e veja) sobre outras questões sociais que envolvem Ilhéus como implantação do Porto Sul, Novo Aeroporto, Nova Ponte, a Santa Casa que mantém a única maternidade da cidade e o Hospital São José e que estão longe dos debates do bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli.
“ A Igreja Católica não deve ser só ambiente para realização das missas, mas deve apoiar as lutas do povo”, declarou o comunicador ao falar da grande força da igreja católica.Clique aqui e ouça o editorial na íntegra. fonte site otabuleiro.com.br

PORTO DE ILHÉUS RECEBE INVESTIMENTOS

O governador Jaques Wagner participou na manhã de ontem (24) de uma reunião com o Conselho de Administração da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba). O objetivo foi discutir ações estratégicas para a dinamização dos portos públicos baianos.
“A expectativa é que consigamos evoluir basicamente os portos de Salvador e Aratu, que abrigam a maior parte das cargas industriais, a fim de dar as condições necessárias para o desenvolvimento e chegada de novas indústrias na Bahia”, afirmou o governador.
Ele disse ainda que o desenvolvimento dos portos é inevitável, devido à amplitude crescente do complexo industrial baiano. “Quero que a Bahia cresça mais, e para isso é preciso planejamento, sobretudo no setor portuário, para que possamos viabilizar recursos e estabelecer parcerias”.
São três os portos públicos da Bahia: o de Salvador, o de Ilhéus e o de Aratu. Todos são de responsabilidade federal, mas a parceria permanente com o governo estadual tem possibilitado avanços significativos para a captação e aplicação de recursos no setor.
Caminho garantido
Foram aplicados no Porto de Aratu cerca de R$ 98 milhões, para recuperação de equipamentos, manutenção de estruturas e aquisição de peças.
“A concepção dele é a de um porto-indústria. Por isso está ligado diretamente ao desenvolvimento industrial e econômico da Bahia. Precisamos municiar esse porto com infraestrutura, para que o desenvolvimento do estado tenha seu caminho garantido”, declarou o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças. Fonte site otabuleiro.com.br

PORTO SUL, NOVA PONTE, 2012 E EX-PETISTAS FORAM TEMAS DESTACADOS POR ALISSON

Secretário de Planejamento foi entrevistado no Programa O Tabuleiro de hoje.
Alisson
Em entrevista com o radialista Vila Nova na manhã desta sexta-feira (25), Alisson Mendonça, secretário de Planejamento de Ilhéus, falou de importantes assuntos para o município como os limites entre Ilhéus e Itabuna, polêmica encerrada para o secretário após o encontro do marco, novos investimentos como ZPE, Complexo Intermodal e Nova Ponte. Alisson adiantou que a promessa do governador é entregar uma nova ponte para a cidade até o fim de 2012, porém, devido a trâmites burocráticos não acredita no prazo.
Alisson também explicou detalhadamente a importância do Complexo intermodal para o desenvolvimento da cidade e sobre as verdadeiras intenções de quem se posiciona contra. “Os portos de Suape (Pernambuco) e de Pecém (Ceará) perderiam muito, pois Ilhéus é o caminho mais viável para exportações para Ásia por exemplo, por isso não querem que Ilhéus tenha esse empreendimento”, esclareceu o secretário.
Para a corrida política de 2012 Alisson garantiu que não é pré-candidato, mas que sua legenda, o Partido dos Trabalhadores, terá um nome para candidato a prefeito ainda a ser definido. “Ilhéus tem que ter um prefeito com boa articulação, e o PT pode fazer isso”, defendeu ele que acrescentou ainda que deseja ver Dr.Ruy Carvalho e Nilton Cruz de volta ao partido. “Eles não deixaram o partido por questões morais e nem foi uma mudança ideológica. Por que não tê-los de volta?”. Clique e ouça na íntegra a entrevista com Alisson Mendonça. Fonte site otabuleiro.com.br

quinta-feira, 24 de março de 2011

OBRAS DO DPT DE ILHÉUS PARALISADAS HÁ QUASE UM ANO

 

Obras do DPT: há uma grande cabeça de jegue enterrada ali...
Nem parece que Ilhéus possui prefeito, vereadores ou deputada. Do contrário, talvez as obras de construção do Departamento de Polícia Técnica (DPT) já tivessem saído do papel – de fato – e aliviado a situação de famílias que perdem entes tanto no município como na região atendida pela 7ª Coordenadora de Polícia do Interior (Corpin), sediada em Ilhéus.
O DPT da Terra de Gabriela começou a ser construído por uma empreiteira que faliu e o Estado não deu conta dos procedimentos burocráticos para que a obra não sofresse paralisação por tanto tempo. À leniência do governo Jaques Wagner, o leitor pode somar a falta de iniciativa dos políticos ilheenses. A toda e qualquer morte violenta que ocorra em Ilhéus o corpo da vítima precisa ser levado para o DPT de Itabuna, para passar por necropsia.
Trata-se de uma via-crúcis em que a maioria das famílias não tem direito nem a velar o corpo do pai, irmão, filho ou parente. Primeiro, o corpo leva até um dia para ser encaminhado a Itabuna, onde se aguarda mais outro período para o trabalho dos legistas e, depois, liberação para sepultamento.
Quem cobre plantões policiais ou acompanha um drama desses profissionalmente não tem como não se comover com o drama dessas famílias. E ficar indignado com esse descaso absurdo dos políticos locais e do governo baiano. Para completar, 42% das necropsias feitas no sucateado, esquecido DPT de Itabuna são encaminhadas pela regional de Ilhéus.
E um lembrete: se os mortos não dão voto, pensem nos vivos que ficam – e votam. Fonte site Pimenta na Muqueca.

Rodovias federais afetadas por chuvas são recuperadas

Devido ao excesso de chuvas desde o início do ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concentra esforços nas rodovias federais atingidas na infraestrutura. Por meio de contratos emergenciais, que têm duração máxima de 180 dias, a autarquia realiza obras nas rodovias do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás, Rondônia e Amazonas. Ao todo são investidos cerca de R$ 100 milhões na recuperação das estradas danificadasLeia mais

Setor metalúrgico fatura US$ 54 bilhões em 2009

O setor metalúrgico alcançou faturamento de aproximadamente US$ 54 bilhões, em 2009, segundo a 16ª edição do Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico. A siderurgia foi responsável por 53% desse total. Além disso, a metalurgia participou com 27,2% do saldo da balança comercial, 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial e 2% no PIB nacional.    Leia mais

Brasil tem menos casos de tuberculose

O País reduziu de 73.673 para 70.601 o número de casos novos de tuberculose entre 2008 e 2010. Com a redução, a taxa de incidência (número de pacientes por 100 mil habitantes) baixou de 38,82 para 37,99. Apesar dos números positivos, a tuberculose ainda é um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, exigindo esforços para acelerar a diminuição do número de novos casos.  No País, a tuberculose é a terceira causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com aids. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (24), por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.  Leia mais

Transmissão de energia terá R$ 8,5 bilhões em investimentos e 25 subestações até 2015

 Os projetos na área de transmissão de energia elétrica do País, que incluem a construção de novas linhas e subestações, deverão receber investimentos de, pelo menos, R$ 8,5 bilhões nos próximos cinco anos. A informação é da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O investimento é por meio do Programa de Expansão de Transmissão (PET), de 2011 a 2015.  Leia mais

quarta-feira, 23 de março de 2011

Presidente Marcelo Nilo recebe o secretário estadual de Justiça

  
O novo secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Almiro Sena, fez ontem uma visita de cortesia ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT). Acompanhado dos deputados do seu partido, o PRB, Pastor José Arimatéia e Sidelvan Nóbrega, Sena destacou a importância do Poder Legislativo. "A Assembleia Legislativa é fundamental no regime democrático de direito que vivemos e, por isso, meu gabinete estará sempre aberto para todos os deputados", assegurou ele.

O presidente Marcelo Nilo elogiou a escolha de Almiro Sena para o cargo de secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. "Os secretários são indicações políticas, mas também têm que ter conhecimento técnico. Por isso só merece elogios a escolha de Almiro Sena para o cargo", afirmou ele. O novo secretário também é promotor de Justiça há 19 anos e se destacou na área criminal

Benefício do Bolsa Pódio pode chegar a R$ 15 mil

Projetado para contemplar atletas de elite do esporte com reais condições de disputar finais, títulos e medalhas, a bolsa Atleta Pódio atenderá esportistas que estejam nas primeiras 20 posições do ranking mundial em modalidades individuais do programa dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Os benefícios, que podem chegar até R$ 15 mil, serão válidos por quatro anos ou enquanto o atleta permanecer bem posicionado no ranking. A Lei nº 12.395, que criou novas ações para reforçar o apoio aos atletas brasileiros, entre elas a bolsa Atleta Pódio, foi publicada no Diário Oficial da União de 17 de março.  Leia mais

Mulheres terão apoio para atividades empreendedoras

Para proporcionar mais autonomia econômica às mulheres, com acesso ao microcrédito, de forma sustentável, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (Sepm) e a Caixa Econômica Federal assinaram protocolo de intenções, nesta quarta-feira (23), em Brasília, durante o evento “O Empreendedorismo e o Empoderamento de Mulheres Transformando Vidas e Comunidades”. O acordo prevê o acesso ao Microcrédito Produtivo Orientado e aos demais serviços financeiros que possibilitem o desenvolvimento de atividades empreendedoras, que geram trabalho e ampliam a renda das famílias. 
Leia mais

“A questão do crack é uma prioridade para o governo”

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro da última terça-feira (22), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destaca, entre outros assuntos, a política de enfrentamento ao crack e outras drogas e o Mapa da Violência. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.  Leia mais

País terá mais 718 escolas de educação infantil



O governo federal assinará nesta quinta-feira (24) termos de compromisso com 419 municípios para a construção de 718 escolas de educação infantil. Na solenidade, também terá a inauguração de 54 creches.  De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o investimento total será de R$ 800 milhões. Quando estiverem prontas, as creches atenderão cerca de 140 mil crianças. Leia mais

terça-feira, 22 de março de 2011

Exposição de artistas brasileiras será aberta ao público no Palácio do Planalto

 A exposição Mulheres, artistas e brasileiras será inaugurada nesta quarta-feira (23), no Palácio do Planalto, em Brasília. Idealizada em comemoração ao mês da mulher, a exposição estará aberta ao público a partir de quinta-feira (24). O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) reuniu 18, das 80 obras que integram a exposição, de autoria das artistas Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Georgina de Albuquerque, Djanira, Fayga Ostrower e Lygia Pape, entre outras.   Leia mais

Professores terão bolsas para cursos de mestrado

Professores da educação básica que lecionam em escolas públicas terão bolsas de mestrado profissional a distância. Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado.  Leia mais

Cisternas beneficiam 2,4 milhões de pessoas no Semiárido

Na região do Semiárido brasileiro, 480 mil famílias conseguem fugir da seca por meio da coleta de água de cisternas para o consumo, que beneficiam 2,4 milhões de pessoas. A ação é resultado de um trabalho da Articulação do Semiárido no Brasil (ASA) - que reúne cerca de mil entidades da sociedade civil - apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) desde 2003. O projeto considera o acesso à água recurso fundamental para a segurança alimentar, o aumento da quantidade de alimentos produzidos pelas famílias e a diversificação de processos produtivos locais. Das cisternas construídas, 340 mil foram apoiadas diretamente pelo MDS, beneficiando 1,7 milhão de pessoas. Além disso, já foram implantadas com o apoio do ministério 7.433 cisternas para produção de alimentos e 43 nas escolas. A meta para 2011 é construir mais de 100 mil cisternas. Leia mais

ILHÉUS: CHUVA ALAGA RUAS DO MALHADO

As chuvas das últimas horas em Ilhéus alagaram as ruas do Malhado e o canal em frente à Central de Abastecimento ameaçava transbordar. Moradores da localidade reclamam da falta de manutenção de bueiros. O fotógrafo Clovis Junior captou o drama de quem passa pelo local e como ficou um dos principais corredores de ônibus de Ilhéus durante a chuva, por volta das 10h30min. “Basta qualquer chuvinha para alagar tudo”, reclama.fonte site pimenta na muqueca.

Chuva forte em Ilhéus alaga a Lindolfo Collor e canal ameaça transbordar (Foto Clovis Júnior).
Moradores reclamam do "banho de lama" provocado pelos carros em rua algada(Clovis Junior).

segunda-feira, 21 de março de 2011

PP DE ITABUNA TEM COMANDO E NOME.

Roberto da Minas Aço
Presidente do PP em Itabuna, convesando com este blog asegurou que, o Partido Progresista estar trabalhando para eleições 2012, Minas acos assumiu a presidência do PP em abril de 2010 em cerimônia realizada no auditório do Hotel Tarik. Esteve presente a imprensa autoridades e personalidades do mundo da política prestigiaram a o evento.

ACABOU A POLÊMICA: ENCONTRADO MARCO QUE DEFINE ATACADÃO E MAKRO EM ILHÉUS

 

Marco auxiliará levantamento topográfico (Foto Clodoaldo Ribeiro).
Acabou a dúvida sobre os limites territoriais entre Ilhéus e Itabuna. Por volta das 16 horas desta segunda, uma equipe de técnicos localizou o marco oficial da Ilha dos Quiricós, que define com exatidão os limites entre os dois maiores municípios baianos na região do Makro e Atacadão.
A descoberta tem implicações econômico-financeiras para os dois municípios. E, por ele, os técnicos não têm mais dúvidas de que o Makro – além do Atacadão – está mesmo localizado em Ilhéus. Apenas cerca de 10% da loja, por esta descoberta, estaria em solo itabunense, segundo o chefe de Gabinete da prefeitura de Ilhéus, o memorialista José Nazal Soub.
Amanhã, às 8h30min, técnicos das prefeituras de Ilhéus e de Itabuna se encontram em frente ao Atacadão, no quilômetro 24 da rodovia Ilhéus-Itabuna, para oficializar a descoberta. José Nazal diz que o governo ilheense optou por um comportamento de equilíbrio, criando as condições para que a justiça fosse feita e sem traumas. “O tempo todo a administração defendeu a legalidade, sem privilégio para um ou para outro”, diz.
Quem descobriu o marco, uma coluna de aproximadamente 3 metros de fundura, foi o secretário de Serviços Públicos, Carlos Freitas. “Justiça seja feita a ele”, diz o sorridente chefe de gabinete, José Nazal. Sem o marco reencontrado hoje, a definição sobre onde começaria o território de Itabuna e onde terminaria o de Ilhéus duraria mais seis meses, segundo previsão da Secretaria Estadual de Planejamento.
Freitas, "o descobridor", sobre o marco da Ilha (Foto Clodoaldo Ribeiro).

Países vão estabelecer padrão único para biocombustível de aviação

Brasil e Estados Unidos - os dois maiores produtores mundiais de biocombustíveis, vão estabelecer um padrão único para um produto a ser usado na aviação, segundo acordo firmado entre os dois países. O trabalho de desenvolver as normas para definir as características da mercadoria será feito em conjunto pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM). Leia mais

Brasil e Estados Unidos aumentam intercâmbio

O intercâmbio educacional e científico entre Brasil e Estados Unidos foi intensificado durante visita ao País do presidente norte-americano, Barack Obama, no último fim de semana. Dois acordos foram assinados. O primeiro permitirá que as agências federais de formação científica dos dois países identifiquem pesquisas em áreas prioritárias para ambos e o outro intensifica o intercâmbio acadêmico. Leia mais

Professoras recebem prêmio

Onze educadoras receberam nesta segunda-feira (21) a medalha da Ordem Nacional do Mérito, entregue pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A Ordem Nacional do Mérito é uma das mais importantes honrarias do Brasil. Criado pelo decreto-lei nº 9.732, de 4 de setembro de 1946, o título é conferido a cidadãos brasileiros que, “pelas suas virtudes e mérito excepcional, tenham se tornado merecedores desta distinção”, conforme diz o documento. Leia mais

Programas terão ações específicas no tratamento

Dentre as principais ações do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero, o governo federal vai incentivar os estados e municípios (técnica e financeiramente) a garantirem o acesso ao exame preventivo e com qualidade às brasileiras entre 25 e 59 anos de idade – população-alvo do programa. Leia mais

Prevenção e tratamento do câncer em mulheres terá R$ 4,5 bi até 2014

Ações de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer serão lançadas pelo governo federal nesta terça-feira (22). As medidas estão inseridas nos programas nacionais de controle dos dois tipos que mais atingem as mulheres: o câncer de mama e o do colo do útero. O investimento do Ministério da Saúde chega a R$ 4,5 bilhões. O objetivo é garantir a ampliação da oferta e da qualidade das ações de saúde para a melhoria do rastreamento do câncer de colo do útero, a detecção precoce do câncer de mama e o tratamento dos casos identificados. Leia mais

sábado, 19 de março de 2011

A CORRIDA ILHEENSE EM 2012

Ilheenses apontaram suas preferências com relação aos participantes de uma corrida programada para 2012. Consultados esta semana, 39,7% dos moradores da cidade dizem torcer para que o piloto de iniciais J.R., da equipe PP, cruze a linha de chegada em primeiro lugar.

A soma dos que dizem não torcer para ninguém e dos que não souberam responder corresponde ao percentual de 25%. O piloto patrocinado por uma loja de colchões vem atrás nas preferências, com 11,5%, rigorosamente empatado com Dr. Tucano, atualmente vice-campeão.
Entre os pilotos da equipe PT, a melhor posicionada representa o grupo das carmelitas descalças, com 4,2%. Outros dois membros desta equipe foram incluídos na consulta, mas a torcida por eles é pequena, na casa de 1%.
O participante da equipe PSB, que correu na etapa baiana em 2010, conta com 3,7% das preferências, enquanto o representante do comércio, ainda sem equipe definida, aparece com 2,5%. fonte site pimnta na muqueca.

ILHÉUS: PRÉDIO HISTÓRICO AMEAÇA DESABAR

 Do Jornal Bahia Online

Prédio abriga biblioteca e arquivo público (Foto JBO).
Um laudo técnico assinado pelo engenheiro civil Hermano Fahning, diretor de operações da secretaria municipal de Planejamento, determinou a imediata suspensão das atividades na Biblioteca Pública de Ilhéus, que apresenta sérios problemas em sua estrutura e pode vir a desabar. O histórico prédio, localizado na praça Castro Alves, avenida Soares Lopes, vinha há anos sofrendo com problemas de infiltração e rachaduras nas paredes.
A biblioteca funciona no local há 10 anos e de lá pra cá nunca houve nenhuma manutenção da estrutura física do espaço, que foi se deteriorando até chegar ao limite da sua insegurança. “O espaço está condenado ao uso público por conta da sua situação estrutural. Se mantivéssemos funcionando, estaríamos colocando a integridade física das pessoas em perigo”, confirmou o engenheiro ao repórter do JBO no início da noite desta sexta-feira. Em resumo: o prédio pode cair.
Sem muitas justificativas ao público que frequenta o espaço, a biblioteca já foi fechada pela secretária municipal de Educação, Lidiney Campos. Mas apesar da orientação passada pelo engenheiro Hermano Fahning de que todos evacuassem o prédio, a reportagem do Jornal Bahia Online flagrou na tarde desta sexta que o funcionamento do Arquivo Público – instalado em uma das áreas mais afetadas do imóvel – continuava normalmente. Informado sobre o perigo, o engenheiro Hermano Fahning disse que já orientou a secretária Lidiney Campos a retirar todos os servidores do local.

PC DO B JOGA A TOLHA; PIMENTA JANTA COM KASSAB E OTTO

É dada como irreversível a saída do deputado federal Edson Pimenta, do PCdoB. Nesta noite, o parlamentar janta com o vice-governador Otto Alencar e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em Salvador. Amanhã, ocorrerá, oficialmente, o lançamento do Partido Social Democrata (PSD), legenda que será o destino de Edson Pimenta.

A saída de Pimenta foi lamentada por figuras importantes do PCdoB, como o suplente de deputado estadual e presidente da legenda em Itabuna, Wenceslau Júnior. O deputado federal estava filiado ao partido desde 1986 e detém o comando da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-BA).
Como este blog informou mais cedo (reveja aqui), a movimentação da cúpula comunista foi intensa durante todo o sábado para tentar reverter a saída. Pimenta foi enfático em dizer que sai por considerar que o partido não lhe deu o apoio necessário no ano passado. A direção do PCdoB ainda tem a esperança de que as dificuldades na criação do PSD acabem por manter Pimenta onde esteve nos últimos 25 anos.

GRUPO CHINÊS VAI INVESTIR R$ 4 BILHÕES NA BAHIA

;

A Bahia terá uma das maiores indústrias processadoras de soja do mundo, a ser instalada no município de Barreiras. Nesta sexta-feira, (18), em reunião realizada na sede da Desenbahia, coordenada pelo secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, representando o governador Jaques Wagner, o presidente da Chong Qing Grain Group Corporation Limited Liability Company, Hu Junlie, anunciou que o grupo chinês vai investir R$ 4 bilhões para implantar um pólo industrial em Barreiras, para esmagar soja e refinar óleo de soja, além de investir em estrutura portuária.
.
A delegação chinesa, formada por 20 executivos, presidentes de bancos e parlamentares, acordou com o secretário da Agricultura que o protocolo de intenções será assinado em Pequim, pelo presidente do grupo e pelo governador Jaques Wagner, na primeira quinzena de abril deste ano, na presença da presidente Dilma Rousseff, que estará na China para participar da reunião do BRIC.
.
Participaram também do encontro o secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Augusto Costa; o chefe de gabinete da Seinfra, Marcos Cavalcante; Paulo Roberto Guimarães, superintendente de Indústria e Comércio da SUCM; Jairo Vaz, superintendente de Política do Agronegócio da Seagri; o presidente da Desenbahia, Alberto Petitinga, a prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira; o deputado federal Oziel Oliveira e a deputada estadual Kelly Magalhães

sexta-feira, 18 de março de 2011

Rede Samu é ampliada em cinco estados


O atendimento feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) será ampliado em cinco estados – na Paraíba, em Pernambuco, São Paulo, Goiás e na Bahia. Apenas na Paraíba, 62 municípios serão beneficiados. A estratégia do Ministério da Saúde é regionalizar o Samu e permitir a inclusão de cidades de pequeno porte na rede de urgência e emergência. O investimento total é de 1,5 milhão.    Leia mais

Municípios têm até 14 de abril para informar frequência escolar do Bolsa Família


Começou nesta sexta-feira (18) o prazo para monitoramento da frequência escolar dos estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa Família de 2011. Os municípios têm até 14 de abril para registrar, no sistema do Ministério da Educação (MEC), as informações sobre presença às aulas referentes ao bimestre de fevereiro e março. Nesse período, são 16,5 milhões de crianças e adolescentes que precisam ter a presença na escola acompanhada pelos técnicos municipais. Leia mais

Plano nacional vai agilizar habilitação de rádios comunitárias













O Plano Nacional de Outorgas para Radiodifusão Comunitária (PNO) foi lançado na última quinta-feira (17) pelo Ministério das Comunicações. O objetivo é universalizar o serviço, garantindo que todos os municípios brasileiros tenham pelo menos uma emissora comunitária. O plano também vai tornar mais ágil o processo de autorização de rádios comunitárias e dar mais transparência ao trâmite. Hoje, o serviço de radiodifusão comunitária chega a 76,90% do País. Leia mais

EXCLUSIVO: PESQUISA APONTA 83,1% DE APROVAÇÃO AO PORTO SUL

Manifestação de ilheenses em defesa do Porto Sul


Levantamento realizado esta semana pela empresa Compasso Pesquisa indica que a grande maioria dos ilheenses apoia o Complexo Intermodal Porto Sul. Pelos números apurados, 83,1% dos moradores do município são a favor da execução do projeto, enquanto apenas 6,8% se manifestam contrários. Outros 8,8% responderam que “depende do impacto”.
Um dado interessante da pesquisa é que somente 1,3% dos ilheenses afirmam desconhecer o projeto. Pesquisa feita em 2010 indicava que apenas 20% da população tinha algum conhecimento sobre o complexo logístico que está para ser construído em Ilhéus. A maior percepção sobre o empreendimento, registrada nesse último levantamento, é vista como resultado das ações de comunicação desenvolvidas pelo Governo do Estado e a Bahia Mineração, empresa-âncora do projeto.
A pesquisa da Compasso foi realizada nos dias 16 e 17 de março e ouviu 602 pessoas em todo o município, inclusive na zona rural.  A margem de erro é de 3%.Fonte site pimenta na muqueca.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Acordo reforça Lei Maria

Para aprimorar a proteção das mulheres vítimas de violência familiar e doméstica, um acordo de cooperação que visa a dar mais efetividade à Lei Maria da Penha foi assinado na última quarta-feira (16).  A ação foi firmada pelo Ministério da Justiça, a Secretaria de Política para Mulheres da Presidência da República, o Ministério Público Federal, o Conselho Nacional do Ministério Público e o Colégio dos Procuradores-Gerais de Justiça. Leia mais

Atletas brasileiros ganham

Novas ações para reforçar o apoio aos atletas brasileiros foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17). Entre as medidas da Lei nº 12.395, está a alteração da Lei da Bolsa Atleta, definindo as categorias e seus respectivos benefícios financeiros. A partir deste ano, os atletas podem ter patrocínio e serem bolsistas. Leia mais

Vacina contra gripe será estendida para gestantes e menores

A população coberta pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Sistema Único de Saúde será ampliada. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo Ministério da Saúde. A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde.

JBO CHAMA AUGUSTO CASTRO DE “DEPUTADO DE SUCUPIRA”

Editorial do Jornal Bahia Online:

O deputado estadual Augusto Castro apequenou a discussão dos limites territoriais de Ilhéus e Itabuna. Mostrou despreparo político para conduzir o debate, acirrou desnecessariamente os ânimos entre as duas cidades e passou a imagem de que é um deputado que representa muito mais a imaginária Sucupira do que efetivamente a real região do sul da Bahia.
Convenhamos.
Site lembra que parlamentar estadual foi o sétimo mais votado em Ilhéus
O deputado que reconhece a construção dos dois empreendimentos em disputa – o Makro e o Atacadão – como estando em território de Ilhéus, é o mesmo que defende que o governo da Bahia rasge os documentos históricos que comprovam os limites entre as duas cidades, pelo fato de que, ao estarem mais pertos de Itabuna, os empreendimentos são mais frequentados pelos itabunenses. E se estes são os que mais deixam dinheiro por lá, na opinião do deputado tupiniquim, os impostos devem ser direcionados para a cidade de lá.
Amador demais este parlamentar.
Perdeu a chance de ficar calado.
E mais ainda: perdeu a chance de respeitar a condição de sétimo candidato mais votado em Ilhéus, uma das principais cidades do sul da Bahia, na eleição do ano passado.
Quer dizer então que o limite que ele quer impor para os dois empreendimentos é diferente do limite que ele não respeitou para vir buscar os votos do povo de Ilhéus?
O deputado Augusto Castro pisou na bola. Se a intenção era se promover com parte do eleitorado que conquistou nas urnas, mostrou despreparo para debater temas que exigem dos nossos representantes conhecimento, equilíbrio e sensatez.
Apareceria melhor na fita, se tivesse optado por colocar um certo nariz de plástico vermelho numa face banhada por um produto chamado popularmente de óleo de peroba.

quarta-feira, 16 de março de 2011

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA FARÁ AUDIÊNCIA SOBRE PORTO SUL E FERROVIA OESTE LESTE

.
No próximo dia 30 acontecerá a primeira audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste, que integram o projeto do Complexo Intermodal.
.
Esta será promovida conjuntamente por duas comissões: a Especial do Complexo Intermodal e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste/Porto Sul (Comissão do Porto Sul) e a Permanente de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo. As demais serão só com a comissão especial, embora todos os parlamentares interessados possam participar.
.
Augusto Castro (PSDB), que é titular das duas comissões e foi o responsável pela criação da comissão especial, acredita que a partir daí a discussão se ampliará para todos os setores da sociedade baiana, esclarecendo dúvidas e buscando alternativas que viabilizem a concretização do projeto que incrementará o desenvolvimento do Sul, Sudoeste e Oeste baianos.
.
Na reunião de hoje, a Comissão do Porto Sul aprovou um plano inicial de trabalho, que envolve audiências públicas nas regiões Sul, Sudoeste e Oeste do Estado, entre outras audiências, para debater o projeto, que tem ganhado a oposição de ambientalistas.
.
O plano de trabalho apresentado pela presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos (PMDB), foi elaborado com sugestão dos demais membros do colegiado.
.
Augusto Castro sugeriu que fossem ouvidos os representantes do Ibama responsáveis pelo parecer 186/2010, contrário à instalação do Porto Sul na Ponta de Tulha, Ilhéus; o vice-presidente da Bamin, Clovis Torre, representantes do Ministério Público Federal e Estadual.

Campanha incentiva redução de sacolas plásticas

A indústria brasileira deixou de produzir cinco bilhões de sacolas plásticas entre 2009 e 2010, desde o início da campanha Saco é um Saco, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A campanha é do ministério, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo levantamento do MMA, em 2009 foram produzidos 15 bilhões de sacolas. Na última terça-feira (15), Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o MMA lançou três cartilhas para orientar gestores, consumidores, instituições públicas e empresas privadas a atingirem metas de redução no uso de sacolas.

Distribuidoras de energia de todo o País terão postos de atendimento

Já está em vigor a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que obriga as distribuidoras de energia elétrica a instalar postos de atendimento presencial em todos os municípios da área de concessão. Pela norma, a implantação é escalonada, de acordo com o tamanho da localidade atendida. Para os postos dos municípios com mais de 10 mil unidades consumidoras, o prazo de funcionamento começou a valer na última terça-feira (15), 180 dias após a publicação da resolução

Segurança Pública faz parceria contra tráfico de drogas

A Força Nacional de Segurança Pública vai atuar em parceria com a Polícia Federal nas fronteiras de 10 estados brasileiros, conforme determina a portaria nº 258, publicada nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial da União. Segundo a medida, autorizada pelo Ministério da Justiça, a tropa vai ajudar na execução do Plano Nacional de Atuação em Áreas de Fronteiras no combate ao tráfico de drogas, de armas, entradas de produtos ilícitos, saída irregular de riquezas e crimes conexos.

Farmácia Popular cresce 45% no primeiro mês de gratuidade

No primeiro mês em que ofereceu medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o programa Farmácia Popular apresentou crescimento de 45%. O aumento no número de autorizações (para venda e oferta grátis) foi para todos os 25 itens do Aqui Tem Farmácia Popular. Os dados correspondem ao período entre 14 de fevereiro e 14 de março, quando completa um mês da campanha “Saúde Não Tem Preço” nas farmácias da rede privada credenciadas ao programa.

Brasil bate recorde em doação de órgãos

O número de doadores efetivos de órgãos no País cresceu 14% em um ano. Em 2010 foram registrados 1.896 doadores contra 1.658 no ano anterior. Os dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta quarta-feira (16), apontam para novo recorde de doações de órgãos no Brasil e crescimento de transplantes. Com esse desempenho, o Brasil atingiu a marca de 9,9 doadores Por Milhão de Pessoas (pmp). 

terça-feira, 15 de março de 2011

ADIADA PROVA DO CONCURSO E REABERTA AS INSCRIÇÕES.

A prefeitura seguiu recomendação do Ministério Público estadual e vai reabrir as inscrições do concurso público que visa preencher 548 vagas e, assim, adiou as provas previstas para domingo (20). As novas datas serão definidas após alterações no edital do certame, segundo o secretário de Administração, Antônio Bezerra.
O concurso já possui 18.056 inscritos. Os salários variam de R$ 549,39 a R$ 1.813,82. Os cargos oferecidos no concurso são os de nutricionista, engenheiros agrônomo e ambiental, geógrafo, professor de educação infantil, de ciências e de matemática, agentes de trânsito e administrativo, salva-vidas, porteiro, merendeiro, auxiliar de serviços gerais, vigilante e motorista (categoria D).

Brasil gera 280.799 empregos em fevereiro e bate recorde



Em fevereiro foram criados 280.799 novos empregos com carteira assinada no Brasil, número recorde para o período. O resultado é 34,08% superior ao melhor desempenho registrado na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ocorrido em fevereiro de 2010, quando foram gerados 209.425 postos. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta terça-feira (15)

Moradores de 83 municípios terão novas creches e quadras esportivas

A terceira lista dos municípios que receberão recursos para a construção de escolas de educação infantil e quadras poliesportivas cobertas foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (14). Da relação constam 83 cidades beneficiadas com 138 creches, além de 74 prefeituras que receberão 117 quadras de esporte escolares.

Brasil teve maior crescimento nas exportações do quarto trimestre de 2010

Estudo divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), na segunda-feira (14), mostra que o Brasil teve o maior crescimento das exportações, entre um grupo de economias avaliadas. O estudo leva em consideração o último trimestre (outubro a dezembro) de 2010. As vendas brasileiras ao mercado externo cresceram 38% na comparação com o mesmo período de 2009, enquanto a média mundial ficou em 17%

Marinho quer mais ação contra a dengue em Feira


Os parlamentares baianos Deputado Federal Márcio Marinho, Deputado Estadual José de Arimateia e o Secretário Municipal de Saúde de Feira de Santana, Dr. Getúlio da Silva Barbosa estiveram em audiência com Dr. Edson Pereira, Assessor Especial do  Ministro da Saúde, em Brasília.
Durante o encontro os parlamentares falaram da importância que o município tem em adquirir dois aparelhos de ultra-sonografia obstétrica para implantação do ambulatório de Pré Natal do Hospital da Mulher na Fundação Hospitalar de Feira, assim como aquisição de 15 (quinze) cadeiras odontológicas, sendo 05(cinco) unidades para substituição e 10(dez) unidades para implantação do Programa de Saúde Bucal, sendo distribuídas nos bairros de Novo Horizonte, Campo Limpo e Matinha  entre outros.
O Deputado Marinho destacou o atual quadro epidemiológico da dengue no país e solicitou que o Assessor leve até o Ministro o pedido de aumento do teto relacionado a Vigilância Epidemiológica, no município de Feira de Santana, ou repasse especifico para elaboração do Plano de Ação/2011, referente a dengue, e  aquisição de melhorias das condições de trabalho para os agentes, além de material educativo como estratégia de ação nas escolas e nos bairros com maior índice de focos da dengue.

segunda-feira, 14 de março de 2011

A REJEIÇÃO AO GOVERNO AZEVEDO

A TV Cabrália/Record News realizou uma enquete de avaliação dos itabunenses sobre a gestão do prefeito Capitão Azevedo (DEM).
O resultado está publicado no site da emissora, e mostra que o prefeito está em baixa com os telespectadores-internautas.
Os números finais da enquete coincidem com aqueles captados pela Compasso Consultoria, em fins de fevereiro último. Impressiona o percentual de rejeição ao governo.
Eis os resultados:
Ótimo -  6,55%
Bom -  6,55%
Regular -  12,76%
Ruim -  74,14%

Municípios receberão recursos para 29 novos centros odontológicos



Os brasileiros vão ganhar um reforço na assistência odontológica com a liberação de R$ 1,37 milhão do Ministério da Saúde para a construção de mais 29 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). A medida consta da Portaria 87/11, que prevê o repasse dos recursos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos de saúde dos 29 municípios beneficiados em dez estados.

Produtores de café antecipam mais de R$ 300 milhões em pagamentos

Cafeicultores brasileiros reembolsaram antecipadamente os financiamentos que foram destinados para a última safra de café, cerca de R$ 311 milhões. O valor faz parte dos R$ 102,5 bilhões que o governo colocou à disposição do produtor por meio do Plano Safra para a Agricultura Empresarial – com juros abaixo de mercado.

Campanha incentiva denúncias de violência contra crianças e adolescentes

No Carnaval, quando são lançadas as campanhas anuais de combate à violência contra crianças e adolescentes, o número de denúncias para o Disque 100 triplicou em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 965 chamados em 2011, contra 297 em 2010. As capitais que registraram o maior número de denúncias foram Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o aumento no número de denúncias comprova a eficácia da campanha.

Fundo de Amparo ao Trabalhador tem resultado positivo de R$ 11,1 bilhões em 2010

A formalização e crescimento do mercado de trabalho levou o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) a atingir um resultado financeiro de R$ 11,17 bilhões em 2010, conforme balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado foi 53,37% menor em 2009 (R$ 7,28 bi), quando o FAT foi um dos principais instrumentos para o governo para conter a crise financeira internacional, por meio do fomento à manutenção e geração de empregos.

Estados do Centro-Oeste atingidos pelas chuvas receberão R$10 milhões

Foi anunciada na última sexta- feira (11), pelo Ministério da Integração Nacional,  a liberação de R$10 milhões para o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, estados atingidos por fortes chuvas este mês. Os R$ 5 milhões para cada um dos dois estados estão à disposição nas contas dos governos desde esta segunda-feira (14). O dinheiro será empregado em ações emergenciais para atender famílias desabrigadas e desalojadas pelos temporais.

INFÂNCIA SEM RACISMO RECEBE MOÇÃO DE APOIO.




O Deputado Federal Márcio Marinho apresentou moção de apoio à campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir),Por uma infância sem racismo – valorizar as diferenças na infância é cultivar igualdades”, na Câmara Federal, ressaltando a importância do engajamento da sociedade brasileira. 
O lançamento da campanha em Salvador é um marco por ser a Bahia o estado brasileiro com maior contingente da população negra do país, salientou o deputado em pronunciamento realizado no Plenário da Casa.
Marinho disse sentir-se feliz em poder externar o seu “apoio à valorosa Campanha, cujo slogan ´Por uma infância sem racismo – valorizar as diferenças na infância é cultivar igualdades´ resume muito bem alma desta ação”.
No texto da moção, o deputado revela alguns dados salientados na campanha.   Do IBGE destaca que das 57 milhões de crianças e adolescentes que vivem no Brasil, 31 milhões são negras e cerca de 100 mil são indígenas. Das 530 mil crianças de 7 a 14 anos fora da escola, cerca de 330 mil, ou seja 62% são negras e 190 mil são brancas”, disse Marinho.
“Na Bahia, os números da mortalidade materna são preocupantes. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, da Secretaria Estadual de Saúde, em 2006 foram 119,8 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Em Salvador, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2008 a mortalidade materna atingiu a marca de 96,2 por 100 mil  nascidos vivos”, alerta o parlamentar.
Em 2009, segundo Marinho, foram 79,5 por grupo de 100 mil, quando o máximo admitido pela Organização Mundial de Saúde são 20 casos de morte materna por grupo de 100 mil nascidos vivos e a esmagadora maioria desses casos refere-se a mulheres negras.