sábado, 11 de junho de 2011

Deputado põe em pauta violência contra a pessoa idosa

 

A Assembleia Legislativa da Bahia recebeu ilustres convidados na tarde desta quinta-feira, 9: idosos de associações e movimentos sociais que foram especialmente à Casa do Povo Baiano para participar da sessão especial em homenagem à passagem do Dia Mundial Contra a Violência à Pessoa Idosa. O proponente da sessão foi o Deputado Estadual José de Arimatéia (PRB) que, preocupado com o crescente número de casos de violência contra o idoso noticiados pela imprensa, trouxe para a pauta da Assembleia o tema. “O Estatuto do Idoso foi uma importante vitória, mas precisamos de mais políticas públicas voltadas para a valorização da terceira idade”, destacou Arimatéia.

Após apresentação de vídeo institucional sobre o direito do idoso, os oradores iniciaram suas falas. “Em nossa sociedade, mais parece que viver muito não é motivo de alegria, mas de estorvo e complicação”, disse em seu discurso José de Arimatéia. A importância do idoso para a sobrevivência da família foi ressaltada por Marcos Barroso, vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, que afirmou “com segurança que 90% dos lares brasileiros dependem da aposentadoria dos idosos”.

Na semana em que a Secretaria de Segurança Pública lançou o Programa Pacto pela Vida, a coordenadora do Núcleo Interinstitucional de Ação Pró Idosos (NIAPI), Belamízia Ribeiro, apontou a impossibilidade de se pensar segurança pública sem incluir os idosos. “Ainda não fomos convidados para participar da discussão, mas penso que nós, idosos, devemos, sim, fazer parte desse projeto”, defendeu. Para Almiro Sena – Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos –, o que é preciso é ter “mais humanidade no trato com o outro”, acrescentando que “a Secretaria está buscando formas de atuar não só em prol da população jovem como dos idosos também”. Já a Delegada Suzy Brandão pediu a todos que trabalhem em conjunto com a Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso em defesa dessa parcela da população.

A graciosidade do samba do Grupo de Dança do Mais Social, coordenado pela professora Sílvia Rita, e a dedicação ao louvor do Grupo Ebenezer da Igreja Nova Israel, coordenado pelo Bispo Djalma, mostraram que idade não é sinônimo de falta de energia. As senhoras dos grupos mostraram sua simpatia e encantaram os presentes com suas apresentações. Ao final, houve ainda o sorteio de três aparelhos de rádio, motivo de agitação entre os idosos e alegria para os felizardos ganhadores.
Fizeram parte da mesa, além dos oradores, Isnard Araújo, Vereador de Salvador; Tenente Coronel Josafá de Souza, representante do Comando Geral da Polícia Militar; Sérgio Pinheiro, Superintendente da Secretaria de Serviços Públicos Municipais de Salvador; e Roberto Loyola, coordenador do Núcleo de Promoção de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário