sexta-feira, 17 de junho de 2011

Deputado participa de lançamento de selo comemorativo

 



O Deputado Estadual José de Arimatéia (PRB) participou na quarta-feira, 15, do lançamento do selo comemorativo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa no auditório Pedro Milton de Brito – na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia. Além do Secretário Almiro Sena, a Ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, esteve presente no evento.
“Eventos como esse apenas reforçam a importância de se discutir a violência contra os idosos. Amor, respeito, dignidade e carinho são palavras chaves para enfrentamento do problema”, afirmou Arimatéia. Entre os convidados estava a senhora Jardilina Oliveira, ex-conselheira do Conselho Estadual do Idoso da Bahia, que atestou que “envelhecer é um privilégio para poucos. Precisamos saber envelhecer, aproveitar as coisas boas que a vida nos oferece”.
Trezentas mil unidades do selo foram produzidas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e vão circular no Brasil e no exterior. Na opinião da ministra Maria do Rosário, “quando os Correios lançam este selo que vai correr o mundo com a marca do Brasil, é mais uma contribuição importante do país para o direito das pessoas em todos os momentos da vida”. Atualmente, o Brasil defende na ONU a elaboração de uma convenção específica sobre este tema.  
A população brasileira com mais de 60 anos já representa 21 milhões de idosos. Segundo dados da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso, 60% dos casos de violência ocorrem no seio familiar e são praticados por familiares. No entanto, apenas 16% chegam ao conhecimento das autoridades competentes. A violência contra o idoso se expressa em tradicionais formas de discriminação e agressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário