terça-feira, 7 de junho de 2011

Ilhéus cria Parque Marinho Municipal

 


O prefeito Newton Lima assinou o Decreto n º 037, regulamentando a Lei Municipal nº 3.212, que autoriza a criação do Parque Municipal Marinho dos Ilhéus, elaborado pelo vereador Marcus Flávio, a Uesc e a Colônia de Pesca Z-19.

Oprojeto tem como objetivo fundamental a preservação do peixe Epinephelus itajara (Mero) e do ecossistema, "proporcionando oportunidades controladas de visitação, lazer, educação ambiental e pesquisa científica".

O Parque Marinho engloba Pedra de Ilhéus, Ilhéuzinho, Itaipinho, Itapitanga e Sororoca, ficando proibida a caça e pesca em quaisquer modalidades, captura ou coleta de organismos marinhos, a não ser para pesquisa científica.

O PMMI terá um Conselho Consultivo formado por 16 membros do Poder Público e da sociedade. Caberá ao Conselho monitorar a elaboração e execução do Plano de Manejo, celebrar convênios e desenvolver atividades de fiscalização.

O Mero é uma das maiores espécies de peixe e a que corre mais risco de extinção. Pertence à mesma família da garoupa, cherne e badejo, podendo alcançar até 2,7 metros de comprimento e pesar mais de 400kg.

É um peixe solitário e territorialista, habita regiões recifais, ilhas rochosas, lajes, estuários e manguezais, mas também pode ser encontrado em naufrágios, estruturas submersas e plataformas de petróleo.

Carnívoro, se alimenta preferencialmente de lagostas, caranguejos e peixes. Seu período de acasalamento e reprodução vai do final da primavera ao início do verão. Os filhotes possuem um crescimento lento e só maturam com seis anos, em média.
Fonte A Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário