Juazeiro celebra, nesta semana, um de seus mais ilustres cidadãos, o cantor e compositor João Gilberto, que completa 80 anos na sexta-feira (10). Para marcar a data, uma série de homenagens será realizada no Centro de Cultura.
No palco, montado na beira do Rio São Francisco, haverá um show de João Bosco. Antes, o maestro e violonista Aderbal Duarte promove uma oficina musical que será encerrada com uma aula-show.
Estão previstas ainda apresentações de artistas da região, uma missa musical na Catedral de Juazeiro e uma conversa aberta sobre João Gilberto com o compositor Maurício Dias e a historiadora Maria Isabel Figueredo.
O diretor de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Gilberto Monte, estará presente nos eventos, representando o secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim.
Considerado o criador da Bossa Nova, João Gilberto foi o maior responsável pela difusão do estilo pelo mundo. A principal característica é sua forma de tocar violão, que até hoje influencia inúmeros artistas em todos os lugares.
Recluso, é considerado por alguns como excêntrico por seu perfeccionismo técnico e sua aversão a entrevistas. Mas, com um talento inquestionável, foi com sua interpretação que ficaram imortalizados clássicos como ‘Chega de Saudade’ e ‘Desafinado’.
Já em Itabuna, a rádio Morena FM 98.7 presta sua homenagem com um especial no programa In Concert, domingo, às 19h.
Fonte A Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário